Blog

Artigos

Descubra a importância do portfólio para determinadas profissões

Assim como o currículo, o portfólio também ganhou uma versão online nos últimos tempos, tornando-se uma ferramenta atual e muito útil na busca por uma colocação em um mercado cada vez mais competitivo. Um portfólio bem elaborado pode ser o diferencial para promover qualquer carreira. Ele funciona como uma espécie de vitrine virtual na qual são expostos os trabalhos, as habilidades, qualificações, formação e experiência profissional.

Em algumas carreiras o item é tão importante quanto o currículo e a versão online traz ainda mais possibilidades. Alguns profissionais, como fotógrafos, designers, jornalistas, radialistas, publicitários, escritores, criadores de conteúdo e outros, não vivem sem um bom portfólio atualizado. Por isso, preparamos algumas dicas imperdíveis para você não ficar de fora dessa, confira a seguir:

Escolha bem a plataforma

O seu portfólio deve ter uma boa apresentação e layout. Você pode optar por criar um site especificamente para ele, com um endereço personalizado, ou decidir hospedá-lo em alguma plataforma pronta. Mas, independentemente da escolha, é importante que ele seja funcional e simplificado. Atualmente existem diversos sites gratuitos que você pode usar para fazer seu portfólio. Alguns são mais complexos, porém deixam o resultado mais fino. Outros possuem versões mais básicas e fáceis de mexer. Pense bem na hora de escolher e tenha em mente que sua ferramenta de apresentação deve ser simples, atraente e de fácil entendimento.

Capriche no conteúdo

Muitas vezes, seu portfólio poderá dizer mais sobre você do que seu currículo, por isso, é preciso ser seletivo sobre o que será incluído na ferramenta profissional. Escolha seus melhores trabalhos para ficarem em destaque e tente facilitar ao máximo a experiência de quem irá explorar sua apresentação. Sabemos que as pessoas têm períodos de atenção limitados, por isso, priorize sempre o que é mais relevante.

E, se você ainda é um estudante com pouca, ou nenhuma, experiência prévia na área, não se preocupe. Você não precisa colocar, necessariamente, os trabalhos profissionais. O portfólio também é um ótimo lugar para expor os trabalhos acadêmicos e voluntários. Todo conteúdo que puder demonstrar seu talento e sua experiência no campo de atuação é bem-vindo na ferramenta, mas não se esqueça de dar os créditos no caso de trabalhos em grupo ou com coparticipação.

Além disso, ainda é possível produzir conteúdo diretamente para o nicho em que deseja atuar, afinal, todo o material autoral, mesmo que seja de uma empresa fantasia, é valioso para representar suas habilidades.

Organização faz toda a diferença

Atualização é fundamental, tanto para a validade da ferramenta, quanto para a ordem de organização na exposição dos trabalhos. Por isso, o mais indicado é destacar os conteúdos mais novos primeiro e depois os mais antigos. Além disso, outra solução inteligente para direcionar os recrutadores para os trabalhos mais relevantes, de acordo com o objetivo da vaga, é separar todo o material em categorias. Dessa forma, nenhum trabalho aleatório irá desviar a atenção do foco principal, além de ficar muito mais fácil e menos cansativa a navegação. E, para ficar ainda melhor, as categorias ainda podem demonstrar sua gama de conhecimento e tornar ainda mais interessante sua apresentação.

Mostre sua identidade

Um bom portfólio pode ficar ainda melhor quando consegue demonstrar habilidades e características pessoais relevantes para o mundo profissional, por isso, acrescentar uma página “sobre”, que relate sua trajetória acadêmica e profissional, bem como suas experiências e competências pode ser um diferencial para que o recrutador consiga associa-lo ao perfil da vaga ideal. Por isso relate, de forma breve, a sua história e destaque as características que mais definem o seu trabalho. Ah, e não se esqueça de acrescentar as informações de contato.

Se quiser mais dicas para ter sucesso em sua entrevista e conquistar a vaga desejada, acompanhe nossa página do Facebook ou o canal do YouTube. E, para que consiga o quanto antes uma vaga de estágio, se inscreva gratuitamente no nosso site e receba oportunidades em empresas renomadas no mercado de trabalho.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!