Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos, Carreira,

Agronegócio é o setor que mais contrata do que demite

Agronegócio é o setor que mais contrata do que demite.

Apesar da crise econômica que afeta o Brasil nos últimos dois anos, o setor de Agronegócios segue na contramão mantendo resultados positivos e sendo o único que contrata mais funcionários do que demite. Segundo os resultados apresentados no início do ano pelo CAGED, (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) o setor foi o único que apresentou balando positivo – foram abertas 49.734 novas vagas.

Esses dados são relativos às vagas de empregos efetivas no setor, que também proporciona programas de estágios para várias áreas. É importante frisar que esta área não contrata apenas agrônomos, ajudantes de campo ou funções ligadas a frigoríficos: com o crescimento do investimento em tecnologia e ampliação das exportações diversas funções como administradores, vendedores, atendentes são cada vez mais necessárias.

Porque o setor se torna mais atrativos para os jovens

Nos últimos anos, nenhum outro modelo de negócio tem obtido melhores desempenhos que o agronegócio. Podemos constatar isso simplesmente observando cenários como os filhos de produtores que estão optando por fazer carreira no campo. Graças aos avanços da tecnologia, novos cursos e carreiras surgiram dentro da área, despertando cada vez mais a atenção dos jovens.

O curso de Agronegócio oferece ao estudante a capacidade de exercer a parte prática e gerencial da agricultura e pecuária. O profissional aprende a planejar, calcular, para aumentar o lucro do plantio, produção até a comercialização. O desenvolvimento desse setor é favorável ao Brasil, que hoje aposta na exportação. A criação de empregos formais nos campos pode ser uma das alternativas para a retomada no crescimento econômico.

Entenda porque o cenário é favorável para contratações

A aposta é que o setor cresça cerca de 2% este ano, contribuindo para que o PIB não seja ainda pior. O cenário aquecido desperta o interesse dos bancos privados e de muitos investidores como advogados e empresas que emitem títulos. Outro fator impactante é que a valorização do dólar frente ao real faz com que os lucros das empresas de agronegócios aumentem. Isso porque essas empresas mantêm seu foco na exportação, os produtos brasileiros se tornam mais atrativos. A vantagem é que compradores externos podem adquirir mais produtos com a mesma quantidade de dinheiro.

Baseando-se nesses resultados acredita-se que as contratações continuem, vale a pena ficar de olho nas vagas e nos programas de estágios oferecidos nessa área. É interessante também para os jovens que estão indecisos na carreira conhecer os cursos oferecidos e estudar um pouco o setor que promete ser promissor.

Su carrera profesional comienza en buena compañía.

Un único registro le da el derecho de aplicación en todos los programas de trabajo y la experiencia!