Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

5 áreas que sempre abrem processos seletivos para trainees

Processos de trainees são muito concorridos no Brasil primeiramente por oferecerem maior estabilidade ao estudante que busca desenvolver sua carreira, entre outros benefícios. Sem dúvida, o principal atrativo desses processos é o treinamento específico que será um diferencial em toda trajetória profissional do então aluno. O segundo ponto é a possibilidade de exercer cargos de alto nível e estabilidade financeira.

Existem processos de seleção que chegam a atingir um número de inscritos maior do que o de alguns vestibulares entre os cursos mais concorridos no Brasil, com médias de 1000 candidatos por vaga. Os processos de multinacionais chegam a ser ainda maiores, por isso essas empresas se utilizam de critérios de seleção rigorosos com elevado grau de dificuldade que ultrapassam até mesmo o das provas de vestibulares de alto nível como, por exemplo, da Universidade de São Paulo (USP).

O motivo das empresas investirem alto é valer muito mais a pena formar um profissional para ocupar cargos de sucessão do que arcar com os riscos das recontratações. Por ano são contratados em média de 3.000 a 4000 mil trainees com salários animadores sendo em média de 4.900 e a duração do programa varia de 1 a 3 anos.

Dentre as áreas em destaque estão:

  • Vendas e desenvolvimento de negócios
  • Financiamento e planejamento estratégico
  • Tecnologia da informação
  • Pesquisa e desenvolvimento de produtos
  • Engenharia de produção e logística

Vantagens de ser um trainee

Muita gente quer ser trainee e desenvolver a sua carreira, mas não fazem ideia de quão importante esse processo pode ser. Além de um desenvolvimento acelerado, o estudante pode enfrentar diversos desafios durante a sua experiência.

Durante o programa, os trainees são expostos a projetos e desafios estratégicos da organização e possuem o “coaching/mentoria” de cargos de liderança da empresa.

Tudo isso, irá fazer com que o jovem aprenda e evolua de uma forma bem mais rápida e colocando a mão na massa. Por isso, durante o programa o trainee é colocado a prova e terá a supervisão e acompanhamento de grandes profissionais dentro da companhia (geralmente, é feito de uma forma interdisciplinar).

Ou seja, para resolver um projeto, você precisará acessar diferentes pessoas e áreas. Esse contato permite uma maior exposição às diferentes lideranças da empresa, o que traz alta visibilidade para você como profissional, além de ampliar a sua rede de networking dentro da organização.

Um dos principais benefícios, é a remuneração. Muitos programas pagam excelentes bolsas para os seus trainees e podem oferecer grandes oportunidades, como pagamento parcial ou total da universidade, assistência médica e odontológica, previdência privada e bônus e participação em lucros e resultados.

Cadastre-se Companhia de Estagios