Blog

Artigos

Como conciliar vida pessoal e profissional sem perder o foco?

Um dos maiores desafios da atualidade é achar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Isso porque, a realidade agitada da maioria das pessoas consome quase todo o tempo do dia e, muitas vezes, ainda ficam coisas inacabadas. Quem nunca ouviu alguém dizer que 24 horas é pouco? Principalmente quando você trabalha e estuda, não é mesmo? É preciso muita disposição e controle para passar por esse ciclo, especialmente para quem está em início de carreira. É desafiador, mas também não é motivo para se desesperar. Com algumas estratégias inteligentes é possível evitar quedas no rendimento, otimizar as tarefas, conciliar todas as obrigações e ainda conseguir um tempinho para a vida social. Quer saber como? Então confira nossas dicas a seguir.

Planejamento faz toda a diferença

Se há um gatilho responsável pelas coisas saírem do foco, esse é a desorganização. Por isso, o planejamento deve ser o ponto de partida para quem deseja colocar a vida em ordem. Equilibrar diversas áreas requer muito autocontrole e, para evitar distrações desnecessárias e estímulos externos, é essencial fazer um planejamento estratégico. Comece fazendo semanalmente, pois esse prazo curto permite que você tenha um controle maior das atividades e faça ajustes eventuais.

Procure reservar um tempo para elaborar seu planejamento semanal, para isso você pode fazer uma lista das atividades e classificar de acordo com a urgência. Assim fica muito mais fácil visualizar o que realmente é prioridade e organizar as tarefas, determinando um prazo adequado para cada uma. Há diversas ferramentas que podem te ajudar nessa empreitada, como aplicativos, programas de gestão e, até mesmo, a boa e velha agenda. E lembre-se, é importante incluir também as atividades com sua família, além disso, seja realista com suas metas.

Disciplina é fundamental

Com o planejamento pronto é preciso muita disciplina para não deixar as coisas saírem dos trilhos. Ao construir seu cronograma você deve estabelecer horários que realmente funcionem e procurar segui-los à risca. Adiar tarefas pode tornar a rotina muito mais estressante e, pior ainda, pode virar uma bola de neve no decorrer da semana e comprometer todo o processo. Por isso, respeite as regras que você mesmo estipulou e evite distrações que possam atrasar suas atividades.

A internet é uma grande aliada da vida moderna, mas ela pode desviar facilmente o seu foco. O ideal é se desconectar do que não é necessário, como as redes sociais por exemplo, durante o trabalho ou os estudos, assim é muito mais fácil não cair em tentação. Dessa forma você irá aumentar o seu rendimento profissional e acadêmico e não irá sobrar nenhuma pendencia para levar para casa. Assim, você terá mais tempo para se dedicar aos estudos, à sua família, ao lazer e, consequentemente, isso irá gerar menos problemas pessoais para se distrair durante o expediente.

Gerencie seu tempo

Até aqui você já sabe que é importante estipular metas funcionais, definir as urgências e prioridades e praticar o autocontrole. Mas, ainda assim, se estiver sobrecarregado, você precisa fazer uma análise sobre todas as suas atividades para otimizar alguns processos. A tecnologia é uma grande aliada que pode facilitar diversas tarefas. Você pode usar aparelhos, como o celular ou tablet, por exemplo, para revisar o conteúdo das matérias enquanto estiver no transporte. Você também pode baixar vídeos para estudar off-line e ainda é possível gravar o áudio das aulas para escutar enquanto volta para casa ou vai trabalhar.

Já no ambiente profissional, às vezes é necessário aprender a dizer não. Essa tarefa não é fácil, mas não adianta se sobrecarregar para mostrar serviço e agradar os gestores se você realmente não der conta de atender toda a demanda. Por isso, revise suas tarefas e, se for necessário, converse com seus superiores. Outro ponto que também merece atenção é o perfeccionismo. Quando essa característica é saudável ela se torna uma qualidade, no entanto, se você acaba acumulando muitas responsabilidades para si por causa disso é hora de rever seus conceitos, afinal a perfeição não existe. Isso não significa que você deve deixar de fazer o seu melhor no trabalho, mas sim que é preciso confiar na equipe e não se cobrar excessivamente.

Dedique um tempo para você

O tempo livre também deve ser otimizado. Se você conseguir manter a disciplina é muito provável que seu rendimento no trabalho e nos estudos aumente, mas, mesmo assim, algumas vezes as horas de lazer precisarão ser reduzidas. Estudar nos finais de semana, por exemplo, pode se tornar muito comum, especialmente em épocas de provas. Realmente dar conta dessa maratona não é fácil, mas você deve ter em mente os ganhos futuros.

No entanto, é fundamental também dedicar um tempo para se entreter e relaxar, mesmo que seja um período mais curto. Esse momento deve fazer parte do seu planejamento, pois é fundamental para manter a saúde emocional e física em dia. Seja na hora do almoço ou no final do dia, é importante tirar um tempo para se distrair e respirar um pouco. Isso ajuda a renovar as energias e dá um gás para continuar.

Se quiser mais dicas para ter sucesso na organização da sua vida pessoal e profissional, acompanhe nossa página do Facebook ou o canal do YouTube. E, para que consiga o quanto antes uma vaga de estágio, se inscreva gratuitamente no nosso site e receba oportunidades em empresas renomadas no mercado de trabalho.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!