Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos, Carreira,

Como driblar a crise e conseguir uma posição no mercado de trabalho

Como driblar a crise e conseguir uma posição no mercado de trabalho.

Que a crise econômica no Brasil está aí todos sabemos, porém a grande preocupação é a insegurança gerada pelos índices negativos apresentados diariamente. Não é necessário ter profundos conhecimentos de economia para entender que a expectativa não é muito animadora para este ano.

Com pouco dinheiro o governo atual fez cortes importantes nas contas orçamentarias em áreas que deveriam aumentar essenciais, entre elas a educação. O quadro econômico também não está muito favorável: apresentando baixos índices de desenvolvimento voltamos a nos deparar com o antigo fantasma da inflação, desvalorização da moeda e queda do consumo.

Esses resultados impactaram diretamente a saúde financeira de empresas, levando a necessidade de cortes significativos no quadro de funcionários. O baixo desempenho do comércio e da indústria, aumenta o número de demissões e faz com que as contratações já ultrapasse o número de admissões. O setor de serviços sofre da mesma forma, mas com menor intensidade.

Apesar de todo este cenário negativo, a dificuldade pode representar uma grande oportunidade para jovens que estão tentando ingressar no mercado. Com a crise econômicas as empresas optam por investir em uma mão de obra mais barata e acessível. Em tempos como este funcionários com menor custo e ideias inovadoras podem ser a solução de manter a produção, mesmo que seja necessário investir em treinamentos. Em muitas áreas, a demanda por esse tipo de mão de obra cresceu, principalmente em áreas como TI e Logística. Diante desse cenário a grande questão levantada é:

 

Como me destacar perante os outros candidatos e conseguir uma boa oportunidade já que o numero de vaga não é compatível com o numero inscritos?

Com esse cenário desanimador as vagas para jovem aprendiz, estágio e trainee são a melhor opção para conseguir uma colocação no mercado de trabalho. Porém, fica a difícil missão para de se destacar mesmo sem ter a tão desejada experiência profissional. Dois passos podem ser de grande ajuda para aqueles que buscam vagas concorridas:

  • A preparação do candidato
  • O apoio de uma empresa recrutadora

A preparação do candidato segue sendo um quesito indispensável visto pelas empresas na hora de triar seus possíveis colaboradores. Uma boa formação, desenvoltura e objetividade contam muito na hora da seleção. Adicionalmente, um bom currículo também conta na hora da seleção.

Cadastrar-se em sites de empresas recrutadoras é mais fácil ter acesso ao processo de seleção de grandes empresas, pois elas possuem convênios com essas companhias. Muitas delas oferecem vagas para processos de estágios e trainees, não só para alunos de ensino superior, mas também para o ensino médio e técnico. Mesmo com o cenário não tão animador, ainda existem boas vagas oferecidas que normalmente buscam candidatos através das recrutadoras.

A Cia de estágio é um desses canais, oferece assessoria na contratação de estagiários e trainees. Com mais de 4.000 casos de sucessos nas organizações parceiras, tem colaborado para que profissionais encontrem seu emprego ideal e que empresas descubram novos talentos para composição de seu quadro de colaboradores.

cadastre-se-programa-de-estagios

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!