Blog

Carreira

Como se preparar para um programa de trainee?

Iniciar no mercado de trabalho é uma grande mudança que traz muitas dificuldades. É preciso entender o estagiário como um iniciante: alguns desafios que funcionários tiram de letra e que podem parecer tarefas óbvias a eles, aos estagiários são grandes barreiras a serem superadas. Aqueles que têm de enfrentar o novo podem passar por momentos de ansiedade, mas o importante é saber que todos já passaram por isso e a melhor coisa a se fazer nesses casos é avaliar sua estratégia e identificar quais pontos apresentam maior dificuldade.

Para os jovens um dos maiores desafios é a hora de fazer atividades nas quais ele terá que desenvolver boa parte ou até mesmo toda a tarefa sozinho. Claro, que o estagiário está em supervisão constante, mas existirão momentos onde o chefe ou o supervisor irá avaliar como o aprendiz absorveu seus ensinamentos, por exemplo, ou vai aos poucos colocando alguma responsabilidade em seus ombros. Para você que esta passando por essa situação e está receoso quanto aos possíveis desafios e testes que irá encontrar em seu estágio, separamos alguns para oferecer maneiras de lidar com essa nova situação.

  • Apresentações

É um momento, querendo ou não, de avaliação. Quando o estagiário precisa mostrar um resultado na frente da equipe, por exemplo, é, de certa forma, um treinamento para situações com quais ele poderá lidar futuramente, caso seja efetivado. Fique tranquilo: seus superiores sabem que você está em período de aprendizado e tanto nesta situação quanto em outras, a tranquilidade será sua maior aliada. Treine antes, procure assimilar as ideias a serem expostas sem recorrer a decoreba, estude para estar seguro de si e saiba que, se você está ocupando esse cargo, acreditam em você.

  • Autonomia

Mesmo com a supervisão constante haverá momentos em que vão te dar autonomia para completar atividades. Mesmo assim, não deixe de tirar todas as dúvidas, pergunte a quem você precisar. É importante você lembrar que mesmo estando encargo de algumas coisas, você está lá pra aprender. Procure informações até mesmo com profissionais de outras áreas que tenham relação com a sua atividade, assim você não só terá mais conhecimentos como transitará pela empresa e demonstrará interesse aos seus supervisores.

  • Reuniões

Você também poderá ser convocado a participar de reuniões sem seu supervisor, mas cuidado. Você é avaliado por todo o quadro de funcionários, então se mostre interessado, dedicado e “faça seu dever de casa”: pesquise sobre o assunto da reunião e anote apontamentos interessantes para que você não os esqueça. Não precisa se cobrar em demasia, mas esteja sempre atento. Isso contará pontos para sua efetivação.

  • Ajudar novos estagiários

Você não precisará treinar ninguém, mas ajudar as pessoas com os conhecimentos que você já adquiriu, dependendo do tempo de casa, vai não só demonstrar pró-atividade como também salvar aquela pessoa que acabou de entrar. É muito mais fácil conversar com outro estagiário do que com um superior e é certo que se você está na empresa tem um tempo, também já passou por isso. Na hora de passar ensinamentos não faça nada que te deixe inseguro e, se surgirem dúvidas, as encaminhe para o seu superior. Tente ser didático e compreensivo, essa situação é um treinamento também para assumir cargos de liderança. Grande líderes apoiam e motivam sua equipe, assim como você como estagiário tem a oportunidade de fazer ao ajudar seu novo colega.

Passar por novas situações é sempre desafiador, mas lembre-se de seu potencial e do que estudou e saiba: erros são parte do aprendizado, tente não se martirizar por eles, mas sim absorver o que eles podem te trazer de melhor. Para mais informações sobre estágio e carreira, cadastre-se no site da Companhia de Estágios e fique atento às nossas redes sociais.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!