Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Como ter uma gestão de RH mais eficaz?

Toda empresa precisa de um RH para funcionar bem, independente do ramo.

O departamento é responsável por diversas atividades e ações que vão muito mais além da seleção e recrutamento dos candidatos. Sendo assim, o profissional de recursos humanos é muito atarefado no dia-a-dia.

No entanto, algumas práticas podem tornar o trabalho dele um pouco mais prático e eficaz. Veja a seguir:

Treinamento por EAD

A tecnologia serve para ajudar, não é mesmo? E para o RH ela pode ser uma excelente ferramenta.

Algumas tendências facilitam muito o dia-a-dia do departamento de recursos humanos, tirando toda a burocratização que é comum neste setor.

Por exemplo: as equipes precisam de treinamentos? Que tal adotar sistema de e-learning? Deste modo o funcionário tem total autonomia no treinamento, pode fazê-lo quando e quantas vezes quiser em qualquer lugar, afinal, os treinamentos são online.

Para os estagiários, essa é uma excelente opção, uma vez que, eles já estão acostumados a lidarem com este tipo de inovação, afinal, eles estão inseridos o tempo todo em ambientes tecnológicos.

Inove nos sistemas de gestão

Há também os sistemas de gestão de pessoas, nos quais, é possível ter controle de pontos, histórico de férias, desempenho, entre outros indicadores.

Existem vários tipos de sistemas para diversas demandas, então vale a pena ver quais são as principais necessidade do RH e buscar uma solução.

Gerencie a rotatividade dos funcionários

Algumas empresas possuem um número alto de rotatividade e isso pode ser causado por diversos fatores, então o RH precisa identificar isso e buscar soluções para resolver este problema, uma vez que, rotatividade influencia negativamente na produtividade.

Gerenciar a rotatividade, na verdade, é diminuir o absenteísmo e as demissões e a melhor forma de fazer isso é garantindo a permanência e satisfação do colaborador na empresa.

Existem algumas medidas que podem ser tomadas com relação a isso, como por exemplo, ter uma boa comunicação interna, oferecer bons planos de carreira ao estagiário e aos demais profissionais, entre outras providências.

Veja o que mais cabe dentro da sua empresa e comece a aplicar!

Contrate consultoria de RH

Os processos seletivos podem demandar muito tempo do RH, seja por causa da demanda de candidatos ou porque é algo que envolve muita burocracia.

Então, contratar uma consultora de RH é uma ótima alternativa, assim poderá contar com profissionais especializados nesses processos de seleção, recrutamento e demissão. Além de proporcionar ótimas experiências aos candidatos durante as entrevistas.

Esse é o caso da Companhia de Estágios que faz processo seletivo para estagiários. Eles contam com o apoio de profissionais qualificados e especializados, além de tecnologias que ajudam a analisar melhor o candidato durante as dinâmicas.

Quer nos conhecer melhor? Entre em contato conosco clicando aqui!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!