Blog Carreira & Mercado

Artigos

Como usar técnicas de persuasão para conquistar uma vaga

Normalmente, durante uma entrevista de emprego somos questionados sobre nossas qualidades, por que devemos trabalhar no local, quais as experiências passadas, se já aprendemos na faculdade como fazer determinada tarefa…tudo para convencermos o recrutador de que somos os candidatos ideais à vaga. Mas, já parou para pensar que assim como você, outras pessoas também podem ter as mesmas ou mais qualificações? E quando isso acontece, o que pode ser feito para que suas chances de ser chamado aumentem?

Para se destacar entre os demais não é preciso mentir sobre suas qualificações ou experiências. Sabendo a maneira correta de persuadir o recrutador, suas chances podem ser melhores e você certamente será lembrado na hora da decisão. Ficou curioso para saber como fazer isso? Então confira as dicas:

Se prepare!

Conhecer a pessoa que irá te entrevistar pode ser fundamental para que a conversa flua melhor e você passe uma imagem positiva ao recrutador. Por isso, se souber antes quem será a pessoa, pesquise o perfil nas redes para conhecer melhor seus interesses por músicas, literatura e filmes. Desta forma, você pode identificar gostos em comum e assim, dar o pontapé inicial para uma entrevista mais tranquila.

É importante lembrar: as redes sociais são muito úteis para conhecer melhor uma pessoa antes de vê-la pessoalmente. Mas, em casos formais como esses, é importante se policiar para não parecer muito íntimo. Um conselho bom é pesquisar atributos interessantes em redes sociais focadas no profissional como, por exemplo, o LinkedIn.

Primeiros minutos de conversa

Mais do que toda a duração da entrevista, os primeiros minutos são cruciais. Por isso, é importante que se atente ao seu comportamento logo no começo da conversa diante do recrutador. São esses primeiros minutos que farão alguém ter uma opinião formada sobre você. Por isso, procure olhar nos olhos do entrevistador ao responder uma pergunta, demonstrar segurança no que diz, evitar movimentar demais a mão e ser bem sincero quanto às suas capacidades, sem aumentar demais suas qualidades. Desta forma, o recrutador é capaz de perceber com mais facilidade sua personalidade e lembrar de você na hora de repassar os nomes dos candidatos.

Sem pré-julgamentos

Durante a entrevista, é importante não criar julgamentos precipitados por algo que o recrutador tenha dito. Pelo contrário, nesses casos o ideal é demonstrar serenidade e não criar conceitos sobre a pessoa. Se você quer convencer alguém de que está pronto para assumir a vaga, não deixe que as emoções falem mais alto, pois, isso pode atrapalhar sua persuasão com o recrutador. Não crie antipatia precipitada ou rebata todos os argumentos apresentados pelo entrevistador. Isso só faz com que você perca pontos no recrutamento.

Esse controle dos pré-julgamentos é chamado de “negociação ganha-ganha” que, como o próprio nome diz, ajuda tanto você a ganhar pontos na entrevista, quanto para o recrutador que não se estressa com possíveis embates precipitados.

Tática do espelho

Sabe aquela brincadeira de criança de imitar os movimentos dos coleguinhas de escola? A tática do espelho é bem parecida e de convencimento bem discreto. Isso não quer dizer, claro, que você tenha que fazer a mesma coisa que o recrutador, mas quando seus movimentos se assemelham aos dele, suas chances de abrir um canal de comunicação pode ser maior por demonstrar empatia.

Quer saber como fazer isso sem ser percebido? Sente-se de forma semelhante ao modo do recrutador, module o tom de voz para um em sintonia com o dele e use gestos semelhantes, mas cuidado para não parecer muito mecanizado ou artificial. Faça com que os movimentos sejam leves e naturais, sem perder sua essência.

Viu só como dicas tão simples podem ser importantes para convencer um pouco mais o recrutador de que você pode preencher a vaga? Ah, e se ainda não se candidatou a nenhuma, acesse o site da Companhia de Estágios para se inscrever gratuitamente. Nos siga  também no Facebook ou no canal do YouTube para ficar por dentro de outras dicas importantes!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!