Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos, Carreira,

Conheça executivos brasileiros que começaram como trainees e viraram chefes

Começar a carreira profissional como trainee em uma grande empresa é o sonho de muitos recém-formados, não é a toa que a quantidade de inscritos chega a ser de milhares para uma única vaga. Este tipo de programa é mais concorrido e diferencia-se do estágio por oferecer um treinamento direcionado para que o candidato assuma cargos importantes na organização futuramente.

Oferecido pelas melhoras companhias do mercado, este programa busca talentos natos que, além de oferecerem ideias inovadoras, aprendam a cultura da organização com os atuais líderes. O plano de carreira oferecido e a chance de encurtar o caminho até cargos de alto escalão faz com que muitos estudantes disputem este tipo de vaga.

O processo geralmente inicia-se em setembro e é voltado para estudantes altamente qualificados, com diferenciais capazes de atrair o olhar dos recrutadores. Para se ter uma ideia, a empresa AMBEV chegou a receber 31 mil inscritos para um processo que selecionou apenas 19 candidatos em 2014.

O case de sucesso do diretor de vendas dessa companhia, Rodrigo Figueiredo é um exemplo – formado em engenharia civil resolveu disputar uma vaga de trainee na empresa depois de assistir uma palestra de Magim Rodrigues, diretor geral da Brahma na ocasião. Ele conta que o processo de seleção é bem complexo e que as entrevistas eram realizadas pelos próprios diretores da empresa.

Durante o processo de treinamento, ele teve a oportunidade de atuar em todos os setores, sempre supervisionado por um profissional de alta qualificação. Conta que assumiu responsabilidades que acreditava ser incapaz de gerenciar e que os seus superiores o ajudaram a traçar e escolher o caminho que exerce hoje.

Outra história de sucesso é o da Vice-presidente da Unilever Andréa Rolim: formada em economia na PUC de São Paulo decidiu cedo que seu destino era trabalhar em uma grande empresa. Inscreveu-se no programa de trainee da Unilever enfrentando um árduo processo seletivo. Após sua contratação já era reconhecida como um jovem talento. Depois de ter assumido várias funções, aos 40 anos tornou-se vice-presidente e afirma que nada disso seria possível sem a orientação e conhecimentos obtidos através do programa de treinamento.

O fator determinante em ambos os casos relatados é o esforço e objetividade. O processo de seleção e treinamento dentro de grandes empresas é difícil e exige muito do candidato. Porém, o grande segredo do programa é que o estudante aprende o que não se ensina em sala de aula, tornando-se um profissional diferenciado do mercado e aumentando as chances de reconhecimento profissional e sucesso financeiro.

Para os que não se sentem atraídos pelo mundo acadêmico e desejam iniciar a carreira no mundo corporativo, os programas de trainee são uma ótima opção. Mesmo com a alta concorrência e trabalho árduo, vale a pena se dedicar e correr atrás das oportunidades oferecidas graças as grandes possibilidades de sucesso que este tipo de programa oferece.

Su carrera profesional comienza en buena compañía.

Un único registro le da el derecho de aplicación en todos los programas de trabajo y la experiencia!