Blog

Carreira

Conheça mais sobre sua carreira: vejas as principais áreas do curso de Administração

É normal chegar ao fim do colégio e não saber qual curso deseja fazer, afinal, são tantas opções e profissões, que fica difícil escolher apenas uma para seguir. Quando costumamos compartilhar com amigos e familiares que ainda não chegamos ao veredito final sobre o que iremos fazer da vida profissional, é normal recebermos o conselho de cursar administração. Afinal, por ser um curso bastante amplo, pode representar uma boa alternativa para quem ainda não sabe qual rumo seguir. Outro ponto positivo é que este curso pode ser encontrado tanto no nível técnico quanto no superior, possibilitando tanto uma formação mais dinâmica, voltada para o mercado, ou mais especializada, como bacharel.

É fato que esta área do conhecimento oferece diversas possibilidades no mercado de trabalho. Porém, assim toda profissão, algumas habilidades são fundamentais para obter sucesso na carreira, especialmente se tratando de áreas gerenciais. Certas características do aluno podem, inclusive, indicar qual vertente é mais adequada para seu perfil. Justamente por isso, é imprescindível que os estudantes de Administração atentem para quais pontos em sua personalidade podem indicar determinada aptidão. Sendo assim, para que você conheça melhor seus diferentes segmentos, separamos as principais áreas para você conferir quais as possibilidades desse curso.

Finanças

O setor financeiro pode ser uma boa opção para quem opta pela Administração, pois o profissional atuante desta área é essencial para o planejamento estratégico das finanças de uma empresa. Ele tem como missão analisar os demonstrativos contábeis e de crédito, acompanhar o fluxo de caixa, faturamentos e avaliar a reposição de estoque. Além de ter uma atuação decisiva na prestação de contas para a direção da instituição e ajudar a tomar decisões importantes para a empresa.

Um dos principais objetivos de um gestor do setor financeiro é auxiliar a instituição a aumentar o valor líquido dos recursos por meio de atividades desenvolvidas pela propriedade. Basicamente, esse profissional atua como um fiscal da empresa, responsável por averiguar todas as finanças do local.

Recursos Humanos

Para o bom funcionamento de uma empresa é preciso ter funcionários que tenham valores e objetivos alinhados aos interesses da instituição. Normalmente, para recrutar esses profissionais, as grandes e médias corporações costumam ter o setor de recursos humanos (RH), local onde o administrador pode trabalhar como recrutador realizando entrevistas de emprego, estabelecendo cargos, remuneração, plano de carreira e realizando treinamento para os trabalhadores.

Consultoria

O consultor é um profissional responsável por conduzir a empresa a um caminho de soluções adequadas para a ampliação dos negócios realizados pela instituição. Esta é uma área que ajuda as corporações a investir da forma certa para alavancar o desenvolvimento de projetos, o que faz com que os resultados aumentem.

Atuar como consultor tem uma vantagem, pois, além de ter empresas como local de trabalho, você também atuar de forma independente, o que pode ser a oportunidade de se montar um negócio próprio.

Marketing

Não, você não leu errado. A área de marketing pode ser sim uma possibilidade de trabalho para os administradores, afinal um dos objetivos da promoção da empresa é torná-la lucrativa e atrativa. O profissional especializado em administração é responsável por acordar estratégias com diretores da instituição e desenvolver uma campanha em cima desses objetivos para que a empresa tenha uma imagem positiva, além de realizar pesquisas para definir o público alvo que a propaganda deve atingir.

No papel de marqueteiro, o administrador tem como missão criar novas formas de conquistar os clientes e investidores, além de atender solicitações internas do público por meio da criação de produtos e serviços.

Logística

Um administrador que trabalha na área de logística tem como função gerenciar os materiais e recursos usados pela instituição, controlar o estoque e a armazenagem, além de se responsabilizar pela movimentação interna, distribuição dos produtos entre fábricas, centros de distribuição e varejo. Esse profissional é importante para os processos internos e de planejamento das ações da empresa. Normalmente sua atuação está ligada ao relacionamento com fornecedores, clientes e sistemas eletrônicos.

Comércio Exterior

Como o próprio nome diz esse profissional é responsável por gerenciar relações de comércio, principalmente, com compradores internacionais. O administrador que trabalha nessa área costuma atuar em multinacionais ou companhias com referência mundial que tenham como forte uma campanha de comercialização no exterior. Trabalhando neste seguimento, o profissional tem domínio de técnicas e métodos de compra e venda de serviços e produtos. Sua função está diretamente ligada a identificar a necessidade dos fornecedores e clientes, as chances de compra e venda, traçar estratégias de negócio e marketing, definir a melhor logística para que o produto chegue intacto e sem muito gasto com frete, e a estocagem de produtos importados e exportados. Além disso, ele é responsável por administrar contratos e negociações internacionais, por isso é preciso ter o domínio de pelo menos uma língua, como, por exemplo, o inglês.

Profissão multidisciplinar.

Devido sua complexidade, algumas vertentes da administração acabam englobando outras, especialmente em grandes companhias. Para atuar em algumas áreas é necessário, inclusive, ter um bom conhecimento em outras, uma vez que elas estão intimamente ligadas. Ou seja, a administração, ao contrário do que muitos podem imaginar, é extremamente plural e envolve muito mais tarefas do simplesmente administrar. É preciso planejar, supervisionar e controlar estrategicamente os planos da empresa.

Gostou das áreas de atuação do curso de administração? Esperamos que tenha te ajudado a sanar as dúvidas. Se você quiser saber mais dicas de outros cursos, comportamento durante uma entrevista de estágio e plataformas para criar seu currículo, não deixe de acompanhar o blog da Companhia de Estágios. Além disso, após escolher qual profissão seguir você pode acessar o site e se inscrever gratuitamente para receber vagas de estágio nas empresas. Não se esqueça: esse é período mais importante, pois através dos conhecimentos adquiridos você poderá disputar grandes vagas no mercado de trabalho.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!