Blog

Carreira

Conheça sua carreira e as diferentes áreas que o profissional de Educação física pode trabalhar

Atualmente cada vez mais pessoas se conscientizam sobre a importância do exercício físico, não só para a boa forma, mas principalmente para a saúde. Para se ter uma ideia, o Brasil já ocupa o segundo lugar no ranking de academias de ginástica e, ano após ano, há um aumento expressivo no número de frequentadores desses ambientes. Não é a toa que o curso de Educação Física está em ascensão: cada vez mais requisitado, esse profissão é responsável pela promoção da saúde por meio do bom condicionamento físico. Geralmente, pessoas mais ativas, que tem paixão pelo esporte e pelo cuidado com o corpo despertam fascínio por essa área desde muito jovens, porém podem não conhecer ao certo as diferenças entre as formações disponíveis e os caminhos no mercado de trabalho.

A princípio, é essencial que o aluno esteja disposto a estudar muito sobre o corpo humano. No curso ele terá que desenvolver seus conhecimentos em áreas como anatomia, fisiologia, biologia e desenvolvimento motor para assim poder orientar pessoas de todas as idades sobre diferentes tipos de atividades físicas. Essa prática é de grande responsabilidade, pois no dia a dia, o profissional deverá zelar pela integridade física dos seus alunos durante a prática esportiva. Justamente por isso, para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho Regional de Educação Física (Cref) de seu estado. Tem interesse por este curso e quem conhecer um pouco sobre a formação universitária? Então confira mais a seguir:

O que você pode fazer

Com um campo de trabalho extenso e diversificado, o profissional em Educação Física possui cerca de 30 nichos de atuações possíveis, mas eles estão abrigados em basicamente dois grandes setores: o bacharel e o licenciado. A Licenciatura dura em média três anos e o Bacharelado, quatro anos. Apesar de possuírem grade curricular semelhante, ambos os cursos são independentes e possuem áreas de atuação distintas.

Para quem estiver em dúvidas sobre qual dos dois optar, ainda é possível cursar um e depois fazer o outro, usando o curso como complemento. Ou seja, grande parte das disciplinas básicas podem ser aproveitadas. Nesta opção é recomendável iniciar os estudos pela formação em bacharel, assim, com mais um ano de curso, em média, o estudante poderá concluir também a outra modalidade e receber o diploma de licenciado. Dessa forma o leque de áreas onde é possível atuar se expande ainda mais.

Licenciatura

Ao optar por essa área, você pode lecionar em escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio, tanto da rede pública, como escolas da Prefeitura e do Estado, quanto privada, em escolas particulares. O professor de Educação Física ensina sobre o funcionamento do corpo humano, de forma a conscientizar os alunos da necessidade de manterem-se em movimento. Ainda ensina como se movimentar corretamente e como esse processo influencia no desenvolvimento físico, emocional e cognitivo de cada pessoa. Além disso, esse profissional ainda participa da socialização dos jovens, ensinando o valor do trabalho em equipe, como enfrentar as derrotas e a importância de incorporar a prática de atividades físicas à rotina dos estudantes.

Bacharelado

A formação com título de bacharel é uma ótima opção para pessoas mais dinâmicas, que gostam de atuar na prática, afinal, ela terá os mais variados ambientes para fazer aquilo que gosta. O Curso propicia a capacitação tanto teórica quanto prática para o profissional trabalhar em academias, clubes de recreação e hotéis ou nas diferentes áreas do treinamento das modalidades desportivas e de lutas, além disso também confere aptidão para a prescrição e controle de atividades físicas voltadas para a manutenção da saúde e da qualidade de vida, atuando assim como Personal Trainer, se desejar.

Para muitos, essa profissão é a oportunidade de unir algo prazeroso como o esporte à carreira. Além disso, a flexibilidade na rotina e a possibilidade de trabalhar ao ar livre tornam essa profissão ainda mais atrativa para pessoas que já tem um estilo de vida saudável. Se este é o seu sonho e você quer ficar por dentro do mercado, além das dicas para aperfeiçoar sua formação, acompanhe a página de vagas da Companhia de Estágios. Se ainda não for inscrito em nosso site, acesse agora e garanta uma boa oportunidade de crescer profissionalmente.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!