Blog Carreira & Mercado

Artigos

Dia Internacional da Mulher: elas são contratadas para alçar cargos de liderança no futuro

por Tiago Mavichian, fundador e Human Resources Director da Companhia de Estágios

Sabia que 54% dos cadastros recebidos pela Companhia de Estágios são de mulheres? Ainda nesse fluxo, as jovens também se aplicam mais às vagas do que os rapazes – são 58% contra 42%. Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8/3), apresento essas informações logo no início desse artigo.

Esses dados internos convergem com o último Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). De acordo com o levantamento, as brasileiras estão mais empenhadas em investir na carreira. Elas são a maioria nas universidades e já representam mais da metade dos estudantes matriculados.

LEIA TAMBÉM
Conheça os diferentes tipos de entrevista de emprego
Inscrições para o Programa de Estágio AkzoNobel 2019 estão abertas
Consultoria de seguros Alper abre inscrições para programa de estágio
Começando a faculdade? Veja dicas para encontrar um estágio durante o primeiro período

Ainda nesse âmbito, lembro que o volume de contratações da Companhia de Estágios se inverteu há três anos. Desde 2016, as mulheres foram as mais aprovadas em nossos processos seletivos.

Isso acontece não só por que elas são a maioria e se candidatam mais. Mas sim, porque, atualmente, as empresas contratam mais mulheres para criar um pipeline feminino para cargos de liderança no futuro.

Hoje, no Brasil e no mundo, muitas já encabeçam as listas dos executivos mais influentes, como, por exemplo, a brasileira Cristina Junqueira, 36 anos, cofundadora e VP da Nubank, e a francesa Christine Lagarde, 63 anos, diretora do FMI (Fundo Monetário Internacional) desde 2011. Vale lembrar que a última é a primeira mulher a ocupar o cargo.

A importância da liderança feminina
As empresas presididas por mulheres se preocupam mais com as questões de igualdade de gênero – tema urgente no mundo corporativo –, informa a pesquisa Panorama Mulher 2018, realizada pelo Insper em parceria com a Talenses Executive Search.

Ou seja, essa movimentação não é benéfica apenas para as mulheres, ela ajuda a tornar a sociedade mais justa.

Mulheres na Companhia de Estágios
As mulheres na Companhia de Estágios representam 80% do quadro atual de colaboradores. São elas que ajudam os universitários a se conectarem com as melhores oportunidades de estágio do Brasil.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!