Blog

Artigos

Dicas infalíveis: aprenda a otimizar seu tempo para conciliar o estágio e os estudos

O tempo é relativo, já dizia Albert Einstein. Quantas vezes você já não passou por situações tão prazerosas e alegres que acabaram num piscar de olhos? Normalmente, quando fazemos o que gostamos o tempo corre tão depressa que nem sempre temos a oportunidade de usufruir ao máximo a experiência. Quando percebemos, a hora já voou e tantas coisas que gostaríamos de fazer acabaram ficando para trás. Apesar de desafiador, estagiar é uma das maiores realizações na vida estudantil, especialmente para quem é apaixonado pela área que escolheu e está certo de que essa é a profissão a seguir.

Contudo, não só pelo prazer da atividade, mas também por sua importância no currículo escolar, conciliar esse período com os estudos não é tarefa fácil. Ser, ao mesmo tempo, um bom estagiário e um bom aluno exige certa habilidade que nem todos possuem. Entregar todos os trabalhos em dia, dedicar o máximo de atenção a todas as aulas e, ainda, dar conta de todas as tarefas na empresa requer organização e a capacidade de gerenciar seu tempo. Foi pensando em você que vive essa difícil rotina que separamos algumas dicas para que consiga passar por essa fase com mais tranquilidade sem se sobrecarregar e sem abrir mão do merecido descanso.

Cronograma organizado

Uma das maiores dificuldades encontradas por estagiários é conseguir conciliar os estudos com o trabalho e ainda fazer com que sobre um tempinho livre para descansar ou fazer algo que goste, por isso uma dica importante é criar um cronograma de compromissos que inclua os horários de aula, os do estágio, provas e possíveis atividades extras durante a semana, tentando colocar uma notificação com cerca de três dias de antecedência.

Hoje em dia qualquer smartphone possui uma agenda eletrônica que oferece esse tipo de recurso, por isso fica mais fácil se programar e ainda organizar o tempo livre para possíveis imprevistos ou até mesmo descansar um pouco mais. Com o planejamento adequado tudo se encaixa da maneira correta. Porém, para aqueles que ainda preferem as anotações manuais, o bom e velho calendário pode ser um grande aliado: organize uma agenda semanal e procure sempre atualizá-la, conforme a conclusão das atividades.

Não se descuide

Normalmente uma dupla jornada de trabalho, quiçá tripla, se o estágio for muito longe de sua faculdade, pode fazer com que muitos estudantes acabem se descuidando da alimentação e da saúde, mantendo hábitos pouco saudáveis e que prejudicam o organismo. Pouco tempo, falta de dinheiro e estresse são problemas que atingem uma grande porcentagem de estagiários que encaram a rotina que concilia o trabalho aos estudos. Porém, é importante saber que manter uma alimentação equilibrada e tirar um tempo para descansar pode ser altamente benéfico, fornecendo o equilíbrio que o corpo necessita e ajudando na concentração.

Tirar um momento para se divertir ou apenas descansar também é fundamental para aliviar o estresse. E nem precisa ser muito tempo: usar a hora do almoço no estágio para relaxar ouvindo uma música, lendo um livro ou simplesmente navegar nas redes sociais para se distrair pode fazer com que a tensão da rotina diminua e você possa render mais na empresa e nos estudos.

Procure estágio na hora certa

Antes mesmo de entrar na universidade os jovens já se veem diante de uma grande responsabilidade: escolher a profissão que irão exercer dali em diante. Porém, os desafios não param por aí, o ingresso no ensino superior provoca muitas transformações na vida de um estudante: a dinâmica de aulas, o relacionamento com os professores, convivência com pessoas mais velhas, os horários, tudo é diferente dos tempos de colégio. Por isso algumas pessoas podem demorar um pouco mais do que outras para se adaptarem a este novo universo. Justamente por isso, muitas delas podem não se sentirem prontas para encarar um estágio tão cedo.

Embora muitos se sintam pressionados a buscar essa atividade logo no início da faculdade, estar preparado e confiante para este novo desafio é fundamental, por isso não tenha pressa: quando sentir que é o momento certo, estagie e tente absorver o máximo de aprendizado que será fornecido para você.

Uma dica interessante para quem ainda tem um pé atrás em começar um estágio é propor um contrato de seis meses para que assim, caso você não se adapte ao serviço, à empresa ou simplesmente queira partir para outro seguimento na sua área, possa encerrá-lo sem qualquer problema. Caso você goste da experiência, pode conversar com seu superior para continuar o programa, certamente, se fez um bom trabalho, ele não irá se opor.

Evite acúmulos

Durante a faculdade é comum que os professores passem diversas tarefas e recomendem livros de leitura para provas e atividades, mas conseguir lê-los e aproveitar tudo o que é passado em sala de aula é uma árdua lição para os jovens que se aventuram no estágio, pois conseguir conciliar o tempo de trabalho com o estudo e ainda agregar atividades extras com o tempo de lazer é ainda mais complicado.

É normal ouvir estudantes reclamando da falta de tempo, mas vamos concordar que para tudo se dá um jeito, não é mesmo? Será que é realmente preciso que o dia tenha mais de 24 horas para que tudo possa ser resolvido? Na verdade não. Saber planejar e não deixar que as matérias e exercícios se acumulem é uma excelente dica para quem está a ponto de arrancar os cabelos olhando as tarefas que precisam ser executadas. O famoso “amanhã eu faço” pode ser extremamente prejudicial na rotina encarada pelos jovens, por isso sempre que tiver um tempinho e puder fazer uma atividade passada em aula, faça e se livre de mais uma tarefa.

Utilize melhor o tempo livre

É normal que ao chegar de um dia cansativo de estudos e trabalho a gente chegue em casa e se jogue no sofá para assistir televisão ou até mesmo navegar nas redes sociais pelo celular para ver as fotos dos amigos, as notícias compartilhadas e até postar uma foto, por que não? Mas esse hábito muitas vezes pode prejudicar as horas de sono recomendadas por especialistas para fazer com que o dia seguinte seja produtivo em todos os âmbitos. Se distrair com atividades consideradas desnecessárias pode fazer com que você se sinta mais cansado e acabe não rendendo tudo que deveria ao longo do dia posterior. Portanto, saiba diferenciar o lazer da procrastinação.

Se precisar, procure ajuda

Conciliar o estágio com a faculdade muitas vezes acaba estressando e sobrecarregando os estudantes, mas querendo ou não essa é uma das fases mais importantes, pois é nela que é possível adquirir experiência para ingressar no mercado de trabalho e ainda complementar os estudos da universidade. Por isso, por mais que você esteja passando por um momento difícil de muita correria e mais responsabilidades, saiba que é natural atravessar fases mais estressantes e que exigem um pouco mais do seu rendimento. Porém, se você não está se sentindo nada bem com seu curso ou estágio talvez seja hora de avaliar o que está errado. Procurar amigos e familiares para conversar a respeito do assunto e trocar experiências pode ser uma boa opção antes de tomar uma atitude precipitada. Além disso, não se esqueça de que a vida não se resume apenas a trabalho e estudo, sair com os amigos para se divertir ou apenas ficar em casa para descansar pode ser uma excelente opção para recarregar as energias.

Gostou dessas dicas? Continue acompanhando o blog da Companhia de Estágios para estar sempre ligado em formas de melhorar seu aprendizado sem ter que abrir mão do que mais gosta: se divertir. E se você ainda não tem um estágio, se inscreva agora no nosso site para receber oportunidades incríveis.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!