Blog

Artigos

Dinâmica de grupo na entrevista: conheça as melhores estratégias para se destacar

Um processo seletivo para uma vaga de trabalho em uma empresa varia muito de uma instituição para a outra, mas um dos recursos mais usados ultimamente é a dinâmica de grupo, ideal para recrutadores conhecerem melhor o perfil dos candidatos e a forma como trabalham, mas que causam pânico em muitas pessoas por sentirem pressão em se sair bem na dinâmica ou até mesmo serem naturalmente mais acanhadas.

Nem sempre a dinâmica em grupo de uma entrevista flui bem para muitos candidatos, pois dependendo do tipo de exercício aplicado, uma pessoa pode acabar se destacando mais que a outra. Não se engane, se sobressair nesse tipo de situação não é simplesmente fazer de tudo para ter os olhares voltados para você, mas sim saber se comportar da maneira correta e mostrar suas qualidades de forma natural.

Se você tem uma dinâmica em grupo marcada ou apenas quer saber como se portar quando surgir a oportunidade, confira as dicas a seguir e sinta-se mais confiante para encarar esse desafio.

Seja você mesmo

É normal que muitas pessoas se sintam nervosas durante uma dinâmica de grupo em uma entrevista de emprego ou estágio e acabem achando que mudar a personalidade pode fazer com que as chances de ser escolhido aumentem, mas na verdade não é bem assim. Normalmente os recrutadores não conversam com os candidatos antes para explicar o tipo de profissional que procuram, então é impossível deduzir o perfil desejado. Por isso, seja você mesmo para não eliminar as chances à toa, afinal, vai que estão procurando pessoas com as suas características? Ser verdadeiro nessas horas é a melhor opção.

Participe ativamente

Participar de forma ativa é uma grande vantagem durante a realização do exercício, mas muitas pessoas, por serem tímidas ou até mesmo estarem nervosas, acabam preferindo se manterem caladas ou não imporem suas opiniões nas atividades em grupo. Essa, comentam os recrutadores, é uma das piores atitudes a serem tomadas durante a dinâmica porque é justamente nesse tempo que os avaliadores terão a oportunidade de te conhecer melhor e entender suas qualidades.

Falar demais por sua vez também é ruim aos olhos dos recrutadores, pois, normalmente por nervoso ou por personalidade, essa atitude pode intimidar os demais colegas presentes e inibir qualquer participação. O ideal é manter o equilíbrio e o bom senso, opinando e sabendo escutar as demais ideias para juntos decidirem qual melhor atitude para realizarem com excelência o exercício proposto.

Não se incomode por ser observado

É normal que durante os exercícios os recrutadores façam anotações a respeito de detalhes observados ou sobre sua postura perante um desafio, por isso não se sinta mal em ser notado, isso pode ser algo bom que o selecionador tenha notado. Apenas tente não ficar tímido ou parar o que está fazendo por ficar nervoso com essa atitude, isso é normal e pode contar pontos na avaliação final.

Tente também fazer com que esses olhares não te distraiam durante a dinâmica, seja um participante atento o tempo todo, estando pronto para qualquer desafio proposto.

Pesquise sobre a empresa

Pesquisar sobre a empresa a qual se candidatou não é necessário apenas para a realização da dinâmica, mas também é fundamental na hora de se inscrever para que assim você possa saber o seguimento, valores, missão e qualidades da instituição onde pretende trabalhar. Quanto mais aprofundada for a pesquisa a respeito da empresa, melhor poderá ser seu desempenho na dinâmica, pois, o candidato estará mais preparado que os demais e de acordo com os interesses da instituição.

Para uma boa pesquisa podem ser usadas reportagens que servem como parâmetro, por exemplo, para informar melhor como é o dia a dia do estabelecimento, qual a proximidade da organização com seus funcionários, se investem na qualificação deles ou não, e se preza por uma responsabilidade social. Se conhecer pessoas que já tenham trabalhado no local, pergunte, por exemplo, como é o perfil dos profissionais que trabalham lá, se é uma instituição mais formal e reservada ou informal e descontraída.

Pratique o autoconhecimento

Uma dica fundamental antes de participar de qualquer dinâmica em grupo é parar um tempo para refletir sobre si mesmo e conseguir pontuar os pontos fortes e os fracos de sua personalidade, pois, assim você poderá ter um domínio melhor de seu comportamento nas situações propostas e poderá atuar de forma a valorizar seus pontos fortes.

Em relação às dinâmicas para trainees e estágios o domínio sobre o corpo deve ser ainda melhor, pois a competência pessoal é a mais valorizada pelos recrutadores.

Se não der certo, não desista

Não ser selecionado após uma dinâmica em grupo não é nenhum fim do mundo e nem sinônimo de que não tenha as competências necessárias para o cargo disputado, muitas vezes o fator emocional pode influenciar, e muito, em seu comportamento. Por isso não desista de ir atrás de sua tão desejada vaga, há muitas empresas por ai que podem requerer perfis como o seu.

Para conseguir alcançar as empresas que te procuram e se inscrever em mais dinâmicas em grupo, se inscreva no site da Companhia de Estágios e receba vagas voltadas para sua profissão.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!