Blog

Carreira

Estágio nas férias: uma oportunidade de experiência extra

estagio-nas-ferias-uma-oportunidade-de-experiencia-extra

Para muitos estudantes é impossível estagiar durante o período letivo pelos mais diversos motivos: curso integral ou em horários pouco flexíveis, carga de estudo excessiva, entre outros. Agora o que muitas pessoas não se dão conta é que o período de férias pode ser o momento ideal para adquirir essa experiência e ter contato com a profissão almejada. Aproveitar este período pode ser uma oportunidade valiosa para colocar em prática o que se aprendeu em sala de aula e para descobrir, inclusive, qual caminho seguir com sua carreira.

O período de férias é um dos melhores períodos para se procurar estágio, afinal, muitas empresas estão efetivando estagiários ou encerrando contratos neste momento e abrem vagas para completarem seu quadro. Aproveitar esta temporada para melhorar sua qualificação te deixará um passo a frente: geralmente, geralmente, os números de inscritos e a própria procura por este tipo de vaga costuma ser menor durante o período de férias, o que faz com que a concorrência diminua em comparação com os processos iniciados durante o ano letivo.

Muitos estudantes aproveitam o período de férias para viagens e intercâmbios o que acaba por reduzir os cadastros nesse período. Outro fator é: quando os estudantes entram de férias também entram as instituições de ensino e empresas que utilizam a própria escola ou faculdade para divulgar suas vagas perdem esse meio de atingir o público, além do famoso “boca a boca” também ser afetado.

Não tenha a falsa ideia que o as férias não são um bom período para se candidatar, muito pelo contrário, exatamente porque muitos não procuram é o momento chave para você conquistar sua oportunidade. Para aqueles que podem estagiar além desse período, inclusive, há a chance de ser efetivado para o quadro de estagiários ao fim desse mês de experiência. Veja algumas dicas sobre como encontrar, permanecer e ser efetivado em um estágio de férias:

  • Procure estágios na sua área: muitas pessoas possuem a ideia de que durante as férias é o momento de fazer “bicos”, mas procurar uma experiência na sua área não só te trará mais satisfação pessoal como irá agregar valor ao seu currículo.
  • Utilize as redes sociais: com a falta de contato com os colegas no período de férias, use seus contatos online para encontrar vagas para esse período. Assim como você, outras pessoas podem estar procurando, então, ofereça também sua ajuda quando possível. Um bom networking não precisa ser somente off-line.
  • Cadastre-se em sites de recrutadoras online: essa prática deve ser um hábito de todo estudante que procura adquirir experiência através do, pois pesquisas de mercado apontam que o recrutamento online tem crescido significativamente. Utilizar essa estratégia serve não só para quem procura um estágio no período letivo, mas também para quem procura durante as férias, podendo inclusive, encontrar informações especializadas para essa modalidade.

Adquirir experiência durante o período de férias irá te preparar para o mercado de trabalho. Para mais informações sobre estágio e vagas cadastre-se na Companhia de Estágios e fique atento às nossas redes sociais.

cadastre-se-programa-de-estagios

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!