Blog

Artigos

Estágio no primeiro ou segundo semestre? Conheça as vantagens de se candidatar em cada período

Depois de dar início a uma faculdade, é comum que muitos estudantes se deparem com a seguinte dúvida: quando devo conseguir um estágio? Apesar da maioria das instituições interessadas em jovens ter oportunidades apenas para quem está no fim do curso, ainda existem aquelas prontas para inserir um estudante inexperiente no mercado de trabalho e oferecer conhecimento profissional. Aliás, esse deve ser o foco de quem está começando a faculdade: empresas que tem muito a oferecer para sua carreira.

A busca por um estágio é uma árdua tarefa para quem está começando, mas deve ser superada se a intenção for adquirir experiência até o fim do curso. Pensando nisso, muitos estudantes estão a procura de uma oportunidade de emprego o quanto antes. Mas, quão cedo seria? Confira algumas dicas que podem te ajudar nessa decisão:

Primeiro semestre: mais concorrência

Normalmente, o primeiro semestre é a época em que os estudantes mais procuram por uma oportunidade de estágio, pois o ínicio do ano é visto como o momento certo para “um novo começo”. Por isso, as entrevistas de estágios são mais disputadas entre estudantes de diferentes períodos da faculdade. Então, pode ser que ao se candidatar a alguma vaga nessa época, você tenha mais concorrência e, dependendo da experiência, encontre mais dificuldade em conquistar um estágio. Por isso, se você pretende se candidatar nesse período do ano, não se esqueça de investir em cursos voltados à sua área para aumentar usa competitividade.

Ponto positivo: embora a disputa seja maior nesse período, se candidatar logo no início do ano funciona como um “termômetro” do mercado de trabalho. Mesmo que você não seja selecionado num primeiro momento, participar de entrevistas te deixa por dentro do que os recrutadores estão valorizando no momento. Com esse feedback, você terá noção de quais pontos deve destacar no seu currículo e quais precisam ser melhorados. Lembre-se também de que quanto mais vagas você disputar, mais chances terá, então, quanto antes começar, melhor!

Segundo semestre: mais vagas

Em comparação com o primeiro semestre, esse período é, sem dúvidas, menos tumultuado quanto a concorrência. Isso porque, por ser um período que precede as férias escolares, o número de jovens a procura de uma vaga diminui, ao mesmo passo que, de olho no fim dos contratos de estágio vigentes, muitas empresas renovam seus programas de estágios. Por isso, do ponto de vista da concorrência, esse momento pode ser muito propício para procurar um estágio, especialmente se você aproveitou o período de férias para investir no currículo.

Ponto negativo: Disputar com menos candidatos não significa que o processo seletivo será mais fácil, por isso, se você optar por buscar uma vaga nesse período, dedique-se aos estudos durantes as férias de julho. Considere também a possibilidade de sacrificar alguns dias das férias de final de ano, pois, embora muitos contratos iniciem em janeiro, pode ser que seu estágio comece ainda nesse ano. Além disso, disputar nesse período pode te deixar mais apreensivo, afinal, se você já está na faculdade desde o começo do ano, pode se sentir mais pressionado a conseguir logo uma vaga.

Cada um em seu tempo

Se você já está na faculdade e não conseguiu um estágio até o momento, não se desespere. Dar início a uma graduação significa descobrir o seu lado profissional e isso pode ser feito de diversas maneiras, inclusive dedicando-se integralmente aos estudos. Se decidir seguir esse caminho, vá a palestras, congressos e participe efetivamente de eventos para conhecer profissionais experientes e fazer o famoso “networking” para em um futuro próximo, tentar uma vaga de estágio.

Além disso, dependendo da carreira que escolheu e da sua faculdade, você pode participar de uma empresa júnior da universidade que estimula o estudante a participar das atividades como um profissional do ramo.

Não deixe de aproveitar seu tempo para aprimorar seu conhecimento e adquirir experiência para enfrentar o mercado de trabalho. Aliás, aumente suas chances de encontrar um estágio, seja no primeiro ou segundo semestre do ano, entrando no site da Companhia de Estágios e se inscrevendo gratuitamente. E, para ficar por dentro de dicas importantes como essas, nos acompanhe no Facebook e no canal do YouTube!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!