Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Feiras e eventos voltados para estudantes trazem grandes oportunidades

Participar de eventos voltados a ajudar na escolha da carreira e a encontrar vagas de estágio e trainee quando se está na escola ou na faculdade pode ser o diferencial para entrar na carreira certa e encontrar a melhor oportunidade nas melhores empresas. Se você se encontra em dúvida sobre qual caminho seguir ou se procura pela vaga ideal para o seu perfil, ir a um evento te mostrará diversas opções em um único lugar. Veja algumas dicas sobre como aproveitar o melhor destes eventos:

  • Roteiro de visita aos estandes: diversas instituições de ensino, empresas e companhias recrutadoras estarão lá para você conhecê-las. Procure as que mais te interessam e separe tempo hábil para sanar suas dúvidas em cada uma, não adianta você tentar ver absolutamente tudo, principalmente em grandes eventos, pois vai acabar dedicando pouco tempo a cada uma.
  • Teste na prática a sua profissão desejada: alguns estandes te permitem simular atividades mostrando como seria se você escolhesse aquela carreira. É comum que alguns ofereçam, até mesmo, a experiência em laboratórios, oficinas, cozinhas equipadas e outros ambientes que simulem a realidade do curso ou profissão relacionada.

cadastre-se-programa-de-estagios

  • Faça os testes vocacionais: a maioria das feiras permite que você faça testes vocacionais com profissionais da psicologia ou da área de recursos humanos. A diferença de fazer este tipo de teste com um profissional é que dúvidas podem ser esclarecidas durante a própria confecção. Sinta-se à vontade para fazer diferentes testes, geralmente, diferentes tipos são oferecidos.
  • Aproveite os simulados para o vestibular: se você está na difícil escolha por uma faculdade, não só o teste vocacional é interessante, mas também aproveitar os simulados para saber quais os seus pontos fortes na hora de estudar. Elaborar um simulado em um lugar que repica também um local de prova com entrega e supervisão te trará mais preparo para a hora de prestar o vestibular. Observe se o evento requer inscrição prévia e boa sorte!
  • Busque palestras com histórias inspiradoras: entre os tantos estandes e apresentações de um evento, há aqueles que podem te dar uma direção baseada em uma história real. Ouvir alguém que já passou pelas mesmas decisões e situações, e está estabelecido no mercado de trabalho ajudará a trazer tranquilidade e até mesmo indicar um possível rumo para seus próximos passos.
  • Assista aulas sobre o mercado de trabalho: estes eventos, muitas vezes, oferecem inclusive, informações relevantes sobre o mercado de trabalho. Não deixe de lado esses indicadores que te ajudarão a combinar seus interesses pessoais com as vagas oferecidas.
  • Troque informações e aproveite para estabelecer contatos: ao andar pelo evento você encontrará não só os organizadores dos estantes, mas também participantes com as mesmas preocupações que as suas ou que já passaram pela sua situação. Converse e conheça novas pessoas, isso te ajudará trazendo possíveis oportunidades e soluções que você pode não ter pensado.
  • Esteja preparado: uma feira ou um evento para estudantes é, antes de mais nada, um evento. Lembre-se que você precisará andar muito, visto que a maioria destes eventos se dá em grandes parques, pavilhões e campus universitários. Pesquise se haverá refeitórios ou praças de alimentação, ou para uma opção mais em conta, leve lanches e água de casa. Se hidrate bem e faça breves intervalos para não ficar muito cansado.

Eventos assim só agregam conhecimentos e novas opções para que você possa escolher sua carreira da melhor forma ou procurar um novo estágio ou programa de trainee. Para mais informações úteis sobre vagas e carreira cadastre-se no site da Companhia de Estágios e fique atento às nossas redes sociais.