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Conteúdos para RH

Geração Z: o que você precisa saber sobre essa nova geração de profissionais

Geração Z: o que você precisa saber sobre essa nova geração de profissionais

Atualmente, muitas empresas enfrentam o desafio inédito de gerenciar colaboradores de quatro gerações bem distintas: os Baby Boomers, a Geração X, os Millennials e a Geração Z. No entanto, é inegável que a Geração Z é a que vem despertando maior inquietação e curiosidade.

Os nascidos entre 1995 e 2010 ingressaram a pouquíssimo tempo no mercado de trabalho, trazendo consigo características, valores e expectativas completamente novas. E, até 2025, a expectativa é que eles representam 27% da força de trabalho mundial.

Diante deste contexto, é natural que surjam dúvidas sobre as melhores formas de atrair, engajar e potencializar o desempenho desses jovens talentos. Para ajudar a dissipar essas incertezas, te convidamos a embarcar com a gente no universo da Gen Z!

Quem é a geração Z?

A geração Z, carinhosamente apelidada como Gen Z, é composta por pessoas nascidas aproximadamente entre 1995 e 2010, o que significa que os seus integrantes possuem menos de 30 anos de idade no momento.

De modo geral, os membros dessa geração foram os primeiros a nascerem em uma época em que a internet já era amplamente acessível, smartphones eram comuns e as redes sociais começavam a ganhar força.

Além disso, eles crescerem em um período marcado por rápidas – e profundas – mudanças sociais, políticas e ambientais, que envolvem desde questões relacionadas à igualdade de gênero e diversidade até preocupações com mudanças climáticas e sustentabilidade.

Quais são as características da geração Z?

Para entender como lidar com a geração Z no trabalho, é importante conhecer as características que a acompanham. E aí vai uma dica: boa parte delas são frutos do contexto que apresentamos acima.

Embora nem todos os Gen Z compartilhem, obrigatoriamente, tais características em sua totalidade, aqui estão sete tendências de comportamentos comumente associadas a essa nova geração:

1.       Nativos digitais

Por terem crescido imersos em um mundo digitalmente conectado, os jovens da geração Z possuem uma profunda familiaridade com a tecnologia e uma habilidade natural para navegar e utilizar as ferramentas digitais.

2.       Multitarefas

A capacidade de realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo, tem tudo a ver com o fato de que, desde muito cedo, a geração Z foi exposta a diferentes estímulos. Com isso, boa parte deles se tornou extremamente ágil em lidar com várias fontes de informação e executar mais de uma tarefa por vez.

3.       Inovação e criatividade

Por ser uma geração que nasceu em meio à agilidade, os Z são ideais para realizar atividades que exigem velocidade, criatividade e inovação no trabalho. Além disso, quando instigados, eles se sentem motivados a dar continuidade a um projeto.

4.       Busca por propósito

Como dissemos antes, a geração Z cresceu em um período marcado por profundas mudanças sociais. Isso, por sua vez, os levou a buscar um propósito significativo no trabalho e nas causas que apoiam.

Além de preferirem oportunidades que lhes permitam contribuir para questões sociais e ambientais, eles também desejam alcançar um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

5.       Comunicativos

A Geração Z valoriza a conexão social. Tanto que eles estão constantemente conectados através das redes sociais e outras plataformas digitais, buscando interações com seus pares e compartilhando informações. 

6.       Pragmáticos

Ao contrário do que muitos pensam, os Gen Z gostam de viver de forma pragmática. Ou seja, eles valorizam a obtenção de resultados tangíveis e são orientados para ação, assim como adeptos ao pensamento analítico.

7.       Desprendidos

Essa talvez seja uma das características da geração Z que mais geram apreensão: eles não têm medo de buscar novos caminhos profissionais e de explorar diferentes oportunidades, o que pode representar um desafio na retenção desses talentos.

Vale dizer que essa é uma geração que valoriza a flexibilidade e a autonomia. Por isso, eles tendem a escolher empresas que oferecem diferentes possibilidades em termos de horários e formatos de trabalho.

Como se adaptar para atender às demandas da geração Z?

Como vimos até aqui, a Geração Z possui expectativas bem diferentes quando comparada às gerações anteriores. Mas, por reunirem habilidades e conhecimentos únicos, a entrada desses jovens no mercado de trabalho tem muito a agregar para as empresas.

Muitas organizações já entenderam que a junção dos Z com as demais gerações influência na criação de novos produtos, estratégias sustentáveis e melhora até mesmo o ambiente de trabalho. Porém, é preciso saber extrair o melhor deles para que a mágica aconteça.

Dito isso, vamos deixar três sugestões de ações que as empresas podem adotar para engajar aqueles que representam o futuro da força de trabalho:

1.       Ofereça flexibilidade

Você sabia que 71% dos jovens de até 24 anos preferem procurar outro emprego a voltar ao trabalho presencial? Esse dado faz parte de um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa ADP e reforça o quanto a flexibilidade importa para a geração Z.  

Se a sua empresa deseja cativar esses jovens talentos, oferecer opções como horários flexíveis, trabalho remoto e modelos de trabalho mais autônomos, pode ser um bom começo.

2.       Crie um ambiente inclusivo e diverso

Como mencionamos antes, a geração Z valoriza profundamente a diversidade e a inclusão. Logo, promover um ambiente inclusivo, garantindo igualdade de oportunidades, diversidade de pensamento e ações afirmativas é fundamental para atraí-los e engajá-los.

3.       Proporcione propósito e impacto

Segundo um estudo conduzido pela Thought Exchange, 58% a 73% dos profissionais da geração Z deixariam ou já deixaram uma empresa por causa de valores diferentes. E, embora essa porcentagem preocupe, ela também traz inúmeras possibilidades.

Ao alinhar suas missões e valores com causas sociais e ambientais, oferecendo oportunidades para que esses colaboradores se engajem em projetos que façam a diferença na sociedade, as empresas aumentam as chances de atrair a atenção deles.

Conclusão

Ao longo deste artigo, buscamos mostrar como os nascidos em meados da década de 90 trazem consigo perspectivas frescas e mentalidades únicas, que têm tudo para ajudar as organizações a se preparem para o futuro. Esperamos que as reflexões apresentadas até aqui consigam ajudar no reconhecimento e valorização do potencial da geração Z no mercado de trabalho, para que a sua empresa possa aproveitar ao máximo as oportunidades que surgem nesse novo cenário profissional!