Blog Carreira & Mercado

Artigos

Home office: conheça atividades que permitem a modalidade! Estagiários também podem?

por Tiago Mavichian, fundador e Human Resources Director da Companhia de Estágios

Bater ponto e ficar o dia todo no escritório não é a sua cara? Felizmente, hoje, com o auxílio da tecnologia, trabalhar não significa ficar restrito ao ambiente da empresa. Dependendo da profissão, é perfeitamente possível cumprir sua rotina de qualquer lugar, basta ter acesso a internet. O melhor é que, por ajudar as empresas a reduzir custos, o home office se tornou uma tendência que moderniza as relações de trabalho, trazendo mais qualidade de vida para os colaboradores. Se interessou? Então, veja quais atividades, em alta no mercado de trabalho, permitem essa flexibilidade:

Redação e produção de conteúdo

Atualmente, o conteúdo é rei no mundo digital. Isso significa que, para uma empresa se destacar nas redes, é preciso oferecer um material de qualidade, tanto na comunicação com seus clientes quanto na própria divulgação da marca. Para isso, ela precisa contar com profissionais habilitados a produzir textos, matérias, campanhas e outras peças relevantes para o seu nicho. A parte boa é que esse trabalho não depende, sempre, da presença do profissional no escritório. Com um bom planejamento, expertise e conhecimento da marca, o produtor de conteúdo pode cumprir sua rotina a distância, sem que isso afete a qualidade do serviço.

Áreas relacionadas: Jornalismo, Letras, Marketing, Publicidade e Propaganda.

LEIA TAMBÉM
Programas de estágio da Amazon e AkzoNobel abertos
Fake news: não deixe esse mal prejudicar sua carreira
EDP Brasil recruta estagiários em São Paulo e no Espírito Santo
Barrado no Estágio – saiba em quais situações o estudante não pode estagiar

Cursos online e coaching

Em tempos de EAD – Ensino a Distância – a procura por cursos online cresceu muito no país, especialmente quando se trata do aprendizado de idiomas, gestão e tecnologia. De olho nisso, as escolas têm investido num novo método de ensino, que permite aos professores lecionar sem estar, necessariamente, em uma sala de aula convencional. Essa facilidade permite, tanto aos instrutores quanto aos alunos, dar e participar de aulas em horários que se encaixem mais facilmente em suas agendas.

Áreas relacionadas: licenciatura ou especialização relacionada à área de ensino.

Design e programação

Atualmente, as empresas também têm apostado no desenvolvimento de aplicativos, hotsites, infográficos, guias e outras artes para atrair mais clientes. Isso porque a comunicação visual é parte complementar da estratégia de marketing. E, assim como o produtor de conteúdo, o profissional envolvido nesse processo pode tocar os projetos sem estar, necessariamente, presente no escritório.

Áreas relacionadas: Design Gráfico, Web Design, Comunicação Visual, Tecnologia da Informação.

O estagiário também pode!

Certamente você está se perguntando se essa vantagem também pode ser aplicada ao estágio. A boa notícia é que sim, desde que algumas regras sejam obedecidas. Para que não fuja do estabelecido pela Lei do Estágio é essencial que o jovem seja supervisionado em todas as suas tarefas, mesmo aquelas cumpridas a distância, sem excluir, é claro, o aprendizado presencial. Sendo assim, até que ponto o home office é oportuno no estágio?

Partindo do princípio de que estamos falando de alguém que tem pouca vivência profissional, é recomendado que a maior parte da jornada seja cumprida presencialmente, afinal, a convivência no ambiente de trabalho é essencial para o seu amadurecimento. Dessa forma, o home office não prejudica sua evolução e pode ser praticado ocasionalmente, quando necessário. Lembrando que essa modalidade não é um direito do colaborador, mas uma facilidade que algumas empresas oferecem.

Quer ficar por dentro das tendências do mercado de trabalho? Então, acompanhe nosso blog! E se você quer estagiar numa grande empresa, não deixe de se cadastrar no site da Companhia de Estágios, assim você fica por dentro das melhores oportunidades do momento!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!