Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Linkedin para estudantes e estagiários: guia de uso da rede social

linkedin jovem aprendiz como usar

Ter um Linkedin é mandatório para qualquer profissional. A rede social é um ótimo meio para fazer networking, estar de olho nas novidades do mercado e, claro, estar mais próximo das oportunidades de trabalho.

Muitos recrutadores buscam novos talentos no site, outros preferem usá-la para conhecer melhor os profissionais, uma vez que, a página funciona como uma espécie de currículo online.

Sendo assim, é importante que todos tenham um perfil na rede e conheçam as funcionalidades que ela proporciona. E para o estagiário ou candidato a estágio, não seria diferente.

Por mais que muitas vagas sejam divulgadas por sites especializados, como o da Companhia de Estágios, os recrutadores estão na rede de olho nos talentos que podem ser contratados.

Desse modo, preparamos um guia para você que é universitário e quer dar uma turbinada no perfil do Linkedin para deixá-lo mais atraente para as empresas. Ficou curioso? Continue a leitura para saber como usar da melhor forma a rede social e se destacar!

Qual a importância do LinkedIn no início de carreira?

LinkedIn é simplesmente a maior rede profissional do mundo inteiro. Para o jovem aprendiz, entre os 700 milhões de usuários já registrados, a oportunidade de expandir sua própria rede de contatos é muito grande.

Para quem ainda está se qualificando, como estagiários e trainees, o LinkedIn também é uma ótima fonte de conhecimentos. Especialistas de todos os nichos compartilham aprendizados, experiências e até mesmo dicas por meio da rede.

A ferramenta também vale para se desenvolver em áreas dinâmicas e que se transformam constantemente , como tecnologia e marketing, pois é uma ótima fonte de notícias. É possível encontrar opiniões de profissionais referenciais, que compartilham a própria visão dos fatos.

Por fim, como quem não é visto não é lembrado, o LinkedIn possui um importante papel na construção de sua identidade profissional. Com a rede social você pode se comunicar e construir a própria imagem para desenvolver sua carreira.

LinkedIn para estudantes: 8 dicas para se dar bem

Agora que você já conhece a importância do LinkedIn para jovem aprendiz ou outras vagas iniciais, pode estar se perguntando como extrair o melhor da rede. Na verdade, não existe fórmula mágica! Cada profissional pode adotar uma estratégia diferente para obter bons resultados.

Ainda assim, para quem quer aquela vaga de estágio dos sonhos, a Companhia de Estágios separou algumas dicas para começar na rede. Acompanhe a seguir e saiba qual caminho trilhar para aproveitar a plataforma!

1. Capriche na foto de perfil!

Hoje em dia, muito se questiona sobre o tipo de foto que deve ser colocada na página, se dever ser algo mais formal ou mais “descolado”. Não há uma regra, mas é importante ter senso sobre que tipo de imagem quer passar para outras pessoas. A partir disso, fica mais fácil definir uma boa foto para o perfil.

Ah, não precisamos dizer que a foto deve ter uma boa qualidade, não é? Se não tiver uma câmera fotográfica, vale buscar um aparelho que fotografe bem. Não deixe de buscar um ambiente bem iluminado e arrasar no ângulo.

Embora o LinkedIn seja uma rede profissional e o que deve ser considerado são as experiências e formação acadêmica, a foto também é um elemento importante porque humaniza o dono do perfil.

2. Mantenha o perfil sempre atualizado

Já que o Linkedin funciona como uma espécie de currículo online, obviamente, é necessário mantê-lo atualizado.Se não tiver experiências na área de estudo, sem problemas. Pode colocar outros trabalhos que teve.

Se ainda assim estiver em busca de uma primeira oportunidade, no Linkedin há espaço para inserir trabalhos voluntários, idiomas, certificados, cursos, prêmios e graduação.Ou seja, sem informação a página não vai ficar. Claro, se já estiver estagiando, coloque essa experiência também e descreva as atividades que são feitas diariamente.

3. Escreva um breve resumo

Na rede social há também um espaço para fazer um resumo profissional. Essa parte funciona muitas vezes como cartão de visita, então é importante falar um pouco sobre experiências anteriores, interesses profissionais, atividades feitas na faculdade, etc.

Também não há regra sobre como escrever, mas o ideal é fazê-lo em primeira pessoa, utilizar palavras-chave de acordo com o cargo desejado e, claro, prestar muita atenção para não cometer erros de português.

O ideal na descrição é ser bem prático e expor informações que atraiam quem visita seu perfil para conhecer melhor suas aptidões. Pensando nisso, destaque projetos dos quais você obteve resultados e evidencie seu objetivo profissional no momento.

4. Faça networking

Estar em contato com outros profissionais é uma das grandes vantagens do Linkedin. Não apenas para ficar de olho nas oportunidades, mas também pela possibilidade de aprender com outras pessoas mais experientes.

Uma dica importante é evitar quantidade e preferir qualidade. Faça contato com profissionais que tenham a ver com a sua área de estudo, para que possa trocar experiências enriquecedoras.

Importante: não aja como um robô, comente e curta aquilo que achar interessante com objetivo de adquirir mais conhecimento.

5. Produza conteúdo

A rede social é também uma ótima ferramenta para disseminar conteúdo por meio de artigos. Aborde temas que estuda escrevendo sobre e divulgando seus conhecimentos para que outras pessoas também possam comentar seus posts.

Outra forma de fazer conteúdo é mostrando os trabalhos feitos na universidade, algum projeto paralelo ou que foi feito no estágio.Quanto mais espaço abrir para que outros profissionais apreciem seu trabalho e competências, mais oportunidades aparecerão para você.

Lembre-se de explorar, ao máximo, a profundidade em suas publicações. Evite fazer mais do mesmo, pois dessa maneira você se destaca e garante um engajamento muito útil para alcançar empresas que buscam seu perfil.

6. Crie um perfil em outro idioma

Como sabemos, o domínio de outros idiomas é uma das habilidades profissionais mais buscadas pelas empresas. Por isso, muitas vagas são divulgadas em inglês, com foco em profissionais com aptidão para a língua.

Por isso, se você possui um nível avançado em algum idioma pode criar um perfil com o objetivo de atrair recrutadores que buscam suas habilidades. Você pode inserir a vaga desejada em inglês, por exemplo, junto com a descrição de seu perfil.

Além de alcançar vagas mais relevantes para suas habilidades, a criação do perfil em outro idioma também demonstra, na prática, que você possui essa capacitação. Para adaptar seu perfil dessa maneira você pode selecionar “Idioma” no aplicativo e selecionar a língua que você deseja configurar.

7. Personalize a URL do seu perfil

Na hora de montar o currículo, você também pode inserir a URL do LinkedIn para as vagas de jovem aprendiz. Isso facilita para que o recrutador te conheça melhor, além de ser uma oportunidade de compartilhar suas experiências profundamente.

Dessa maneira, ter um link mais simples faz com que quem está buscando por você te encontre facilmente pelo navegador. No LinkedIn, é preciso editar a URL, que geralmente vem muito complexa no perfil. Para isso, siga os passos:

  1. Vá em sua página e seleciona a opção “editar perfil”, público e URL”, no canto direito superior da tela;
  2. Clique na URL e uma caixa de texto editável aparecerá na parte final da URL;
  3. Pronto! Basta inserir seu nome e simplificar o endereço. Depois, clique em “salvar”

8. Acompanhe profissionais da sua área

O LinkedIn também possui influenciadores que não só podem te manter atualizado em sua área como também possibilitar contato com outras pessoas! Além do networking, seguir personalidades que façam sentido para sua área e estudo também é algo que a rede destaca em seu perfil.

Consequentemente, quem visita sua página pode conhecer um pouco mais sobre seus interesses, despertando até certa identificação. Por isso, não deixe de acompanhar as figuras de destaque na sua área de atuação e participar ativamente dos assuntos em alta.

Em busca de experiência profissional? Saiba como podemos ajudá-lo

Agora que você já sabe como montar um bom LinkedIn, que tal conferir as oportunidades da Companhia de Estágios para encontrar sua vaga de jovem aprendiz, trainee ou estágio?

Programas de Estágio e Trainee

Para estudantes do ensino superior, médio e técnico! Aqui você encontra empresas que proporcionarão uma primeira oportunidade de crescimento profissional e vagas que combinam com seu objetivo.

A experiência do processo seletivo também vai te surpreender, já que nós o organizamos pessoalmente. Aqui, você encontrará empresas premiadas e reconhecidas mundialmente!

Confira nossas oportunidades para estudantes.

Formação de Aprendizes

Também desenvolvemos os mais novos talentos do mercado com treinamentos e cursos com duração em torno de 4 a 6 horas. Além disso, as empresas parceiras contam com processos seletivos altamente tecnológicos e precisos.

O LinkedIn para jovem aprendiz é de muita utilidade e é uma rede social que vem crescendo rapidamente na atualidade. Ter uma presença nesse meio garante que você possa compartilhar experiências e alcançar recrutadores.

Pensando nisso, mantenha a rede atualizada com suas conquistas e mostre suas melhores capacitações nesse meio. Sem dúvidas, o caminho para o sucesso profissional de muitos iniciantes pode ser facilitado por meio do LinkedIn.

Leia também:

 

 

 

Novas vagas