Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Me formei e agora? Veja algumas dicas para conseguir uma boa oportunidade de emprego

por Tiago Mavichian, fundador e Human Resources Director da Companhia de Estágios

Um dos momentos mais difíceis na vida de um profissional, certamente, é quando ele acaba de se formar e vai em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.

Algumas dúvidas e receios fazem parte dessa fase do recém-formado, afinal, ele precisa lidar com alguns possíveis ‘nãos’ que irá receber, além da competitividade pela tão sonhada vaga de emprego.

Sendo assim, separamos alguns caminhos que podem ajudar nessa missão, veja a seguir:

Pós-graduação

Optar por fazer uma pós-graduação assim que se forma, sem sombra de dúvida, mostra o quão interessado está em se aperfeiçoar. Além disso, é muito importante se especializar em alguma área de estudo, para assim, atender as demandas do mercado.

Se não souber qual curso optar, é importante fazer uma pequena análise para escolher a pós certa. Como por exemplo: ver quais disciplinas se interessava mais na faculdade ou as que tinha mais facilidade para aprender

No entanto, é importante avaliar também o mercado para saber quais as demandas atuais e como sua especialização pode atende-las.

Atualização profissional sempre

A pós-graduação é importante e dá aquele “up” no currículo, mas cursos livres são tão necessários quanto.

O medo por não ter experiência profissional é comum neste momento, por isso, é super importante sair da zona de conforto e conhecer as novidades do mercado, fazer cursos livres, ir a palestras, etc.

Os recrutadores gostam de pessoas que não são acomodadas e mesmo que não tenha muitas experiências no currículo a força de vontade para aprender algo novo diz muito sobre cada profissional, seja ele recém-formado ou não.

Participe de programas de trainees

Um recém-formado tem uma carta ao seu favor após concluir a graduação: os programas de trainees. Diversas empresas contratam jovens que acabaram de sair da universidade para treina-los

Esse tipo de oportunidade auxilia no desenvolvimento da carreira, mostrando quais áreas o recém-formado tem mais afinidade, pois, ele passa por uma espécie de rodizio dentro da empresa, fazendo com que ele tenha oportunidade de conhecer outras áreas de atuação e isso até ajuda na escolha de uma pós, por exemplo.

E o mais legal de tudo isso é a possibilidade de se supervisionado por grandes líderes, além de claro, aprender tudo na prática.

A Companhia de Estágios também oferece oportunidades para programas de trainees, fique de olho no nosso site para não perder nenhuma oportunidade.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!