Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Vídeos

O que as Melhores Empresas para Trabalhar fazem de diferente das outras organizações?

O que faz das Melhores Empresas para Trabalhar diferentes das outras? E por que uma cultura voltada às pessoas traz mais lucro e inovação aos negócios?

Essas foram algumas das perguntas que Lívia Oliveira, consultora do Great Place to Work, respondeu durante a #17 live da Companhia de Estágios, transmitida ao vivo nesta segunda-feira (26), pelo YouTube.

Há duas décadas no Brasil e presente em 90 países, a consultoria GPTW tem uma metodologia própria para medir o clima das companhias. Lívia explicou, de maneira resumida, como funciona. “Nós mensuramos a relação de confiança de uma empresa analisando cinco pilares: respeito, credibilidade, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Observamos as relações interpessoais e a dinâmica entre líderes e liderados.”

De acordo com ela, o método verifica 9 práticas de gestão de pessoas, como remuneração, desenvolvimento e comunicação (incluindo aí como a organização escuta e também agradece aos colaboradores). “Avaliamos tanto a percepção do trabalhador quanto da empresa, encontrando oportunidades de melhoria.”

Assista ao vídeo na íntegra:

Segundo Lívia, o maior ativo da consultoria hoje é o benchmarking. Ou seja, o conjunto de práticas de RH que estão mapeadas e podem inspirar e ajudar outras empresas a melhorar suas ações, adaptando-as ao propósito, perfil do negócio, cultura e valores.

Veja outras lives da Companhia de Estágios:

A virada digital das marcas Puket e Imaginarium
Reitor da USP fala com exclusividade sobre o futuro da educação
Os mitos e as verdade sobre o trabalho home office
Tudo sobre a contratação de estagiários e trainees na crise

Para quem está iniciando a jornada de gestão de pessoas e deseja melhorar as práticas, o primeiro passo é escutar o colaborador. “É preciso ouvir as pessoas — e ouvir sempre. Apesar de parecer simples, é um desafio entender como comunicar. E o nosso papel é mostrar caminhos para fazer isso”.

Confiança na liderança

Sobre a liderança, Lívia reforça que o maior diferencial entre as Melhores Empresas é a segurança que os funcionários têm em seus chefes. “Avaliamos isso nas seguintes categorias: muita confiança, confiança suficiente, pouca ou nenhuma confiança na alta liderança. Na última edição das Melhores Empresas, por exemplo, 58% dos profissionais disseram ter muita confiança na alta liderança e 36% afirmaram possuir confiança suficiente. Isso mostra que há uma parcela pequena de descrentes e que desenvolver líderes, melhorar o clima e trazer as pessoas para perto faz diferença”, afirma a consultora.

Além de dados sobre a chefia nas Melhores Empresas, Lívia trouxe apontamentos em primeira mão sobre inovação, equidade de gênero e diversidade racial. Ela também compartilhou práticas, mostrou o que é preciso fazer para se tornar uma das melhores empresas para trabalhar do país e antecipou as principais tendências de RH para 2021. Para saber mais, assista à live na íntegra em nosso canal do YouTube.

Para acessar o estudo recém-lançado pelo GPTW, clique aqui!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!