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O que os chefes esperam dos estagiários?

Antigamente o estagiário convivia com o estereotipo de ser aquele colaborador que está na empresa apenas para se encarregar de pequenos serviços operacionais que ninguém mais queria fazer. Realmente isso fez parte da realidade de muitos estudantes no passado, mas desde a formulação da lei do estágio (nº 11.788), que entrou em vigor em 2008, esse cenário vem mudando. A legislação foi pensada, justamente, para assegurar que os estudantes não seriam encarados apenas como uma mão-de-obra de baixo custo, além disso, também conferiu uma série de vantagens aos jovens em início de carreira. Atualmente eles são direcionados a tarefas mais complexas do que no passado, mas, em contrapartida, também são mais cobrados. Por isso, esqueça aquela história de servir cafezinho e tirar xérox e confira a seguir os que as empresas esperam dos estagiários hoje em dia.

Comunicação

Imprescindível para o desempenho de qualquer função, a boa comunicação é exigida em todos os processos seletivos, justamente, por ser um requisito básico para ocupar uma vaga de estagiário. Saber se comunicar e expressar corretamente não só evita erros desnecessários e más interpretações, como também pode garantir o sucesso profissional. E não se trata apenas da oratória. A parte escrita também conta muito, independentemente da área de atuação.

O domínio da língua portuguesa é fundamental para o exercício de qualquer função, no entanto, muitas pessoas se concentram no aprendizado de um segundo idioma e, em vários casos, deixam a língua materna a desejar. É claro que a língua estrangeira é um requisito altamente valorizado hoje em dia, mas se o seu idioma nativo não estiver à altura, os seus esforços podem ser em vão. Por isso vale a pena dar sempre uma revisada nessa matéria. Falar e escrever corretamente faz toda a diferença em seu estágio.

Além disso, no ambiente profissional é preciso saber a hora de falar sério ou ser informal. Evite gírias e treine para perder a timidez, especialmente se tiver dificuldades de falar em público. Procure técnicas de oratória e dicção que posam te ajudar a aprimorar essa habilidade.

Trabalho em equipe

Um time que luta por um objetivo em comum é muito mais forte do que um grupo divido em que cada participante tenta se sobressair sozinho. Por isso, um colaborador que sabe trabalhar bem em equipe é muito valorizado pelas empresas atualmente. Para desenvolver essa competência é preciso ter em mente que todos estão trabalhando em conjunto para atingir um objeto maior, em prol da organização. Quando o estagiário desenvolve uma boa relação interpessoal, as chances de fazer um bom trabalho em equipe e se destacar são muito maiores. Para isso é necessário escutar o que seus colegas têm a dizer, ajudar, quando necessário e desempenhar o seu papel dentro do grupo.

Foco em resultados

Quando todos os esforços são direcionados para alcançar as metas, elas são atingidas e, muitas vezes, superadas com o mínimo de tempo e recursos gastos. Ou seja, um colaborador ou equipe focados em atingir os resultados possuem um desempenho de alta performance porque dedicam toda a energia e disposição em prol desse objetivo, considerando a ética e valores individuais. Para trabalhar essa competência é preciso tirar os projetos do papel e coloca-los em prática. É difícil se concentrar no foco em um mundo de negócios cada vez mais complexos e competitivos, mas com um planejamento estratégico, organização e disciplina é possível. Lembre-se, ser um bom profissional não é apenas cumprir todas as tarefas, isso é uma obrigação concernente às suas funções. O profissional que se destaca é aquele que tem uma visão mais ampla e sabe se posicionar para impulsionar sua carreira.

Proatividade

Um funcionário proativo é aquele que tem senso de prontidão, está sempre se antecipando às necessidades futuras, mudanças e, até mesmo, imprevistos que podem acontecer em relação a algum projeto ou atividade do trabalho. Por isso, essa é uma habilidade altamente desejada pelas empresas. Algumas pessoas confundem essa característica com o hábito de tomar iniciativa, mas a proatividade vai além. Colaboradores proativos são capazes de identificar as oportunidades e agir na hora certa, minimizando os riscos e buscando as melhores soluções.

Além disso, eles também são flexíveis o bastante para se adaptar às mudanças da melhor forma e ainda conseguem influenciar sua equipe de maneira positiva. Você é esse profissional? Felizmente a proatividade é uma competência que pode ser trabalhada e desenvolvida por qualquer pessoa. Para isso é preciso sair da zona de conforto e fazer o seu melhor, afinal, por ser uma habilidade ligada ao comportamento, é preciso muito treino. Comece tentando praticar atitudes assertivas na sua vida pessoal e fique atento aos feedbacks sobre seu comportamento.

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