Blog

Artigos

Oportunidades: conheça as áreas que estão em alta com o envelhecimento populacional

Apesar de sermos considerados um país jovem, é possível notar um aumento gradativo de idosos vivendo no Brasil. Seja pelo avanço da medica ou por nos preocuparmos mais com nosso estilo de vida, a expectativa de vida dos brasileiros tem aumentando, o que é possível perceber por meio de dados. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), antes, na década de 80, a idade média de vida dos idosos era de 62,5 anos, mas em 2016, esse número passou para 75,8 anos. Além disso, o aumento da população idosa também tem acompanhado essa crescente: houve uma elevação de 73% nos últimos 16 anos.

 

Esses dados mostram qual será o futuro da sociedade: mais pessoas alcançando e ultrapassando a casa dos 70 anos. Pensando nisso, é possível que você também se planeje para uma carreira sólida e estável construída pensando nos desafios que esse público terá de enfrentar. Por isso, para te ajudar separamos algumas profissões que certamente estarão em alta, diante do envelhecimento da população. Confira:

Cuidadores de idosos

Por mais que algumas famílias sintam a responsabilidade de cuidar de seus parentes mais velhos, nem sempre a rotina agitada e estressante permite uma dedicação total aos idosos. Por isso, uma profissão que tem ganhado espaço no mercado de trabalho é a de cuidador, uma pessoa responsável pelo auxílio nas tarefas domésticas e específicas em prol do bem-estar da terceira idade. Esse profissional tem como obrigação a higiene pessoal do idoso, sua alimentação e, dependendo do caso, o apoio aos cuidados médicos, como acompanhamento em consultas e a aplicação da medicação que o idoso deve tomar no dia a dia. Normalmente, podem ser contratados de forma particular ou são encontrados em clínicas e casas de repouso.

 

Uma dica: se você tem afinidade com idosos, essa é uma profissão que garante bons salários. Por isso, pode ser uma excelente opção, já que une uma paixão a uma boa remuneração.

Gerontologia

Apesar de ter um nome que faz lembrar algum tipo de especialização na área de medicina, essa profissão estuda de forma multi e interdisciplinar o processo de envelhecimento na questão biológica, social e psicológica. O bacharel em gerontologia investiga o desenvolvimento da terceira idade e o curso de vida dando mais atenção ao aspecto físico e emocional, que surgem ao longo da idade. Considerado um elo entre os médicos especialistas em geriatria e os idosos, essa profissão tem tido cada vez mais procura.

Fisioterapeuta

Área dedicada ao tratamento de traumas, lesões e fraturas, a fisioterapia é outra ótima opção para quem deseja trabalhar com o público idoso. Isso porque, com o envelhecimento, os movimentos se tornam limitados e doloridos, principalmente no caso de surgimento de doenças que dificultam a mobilidade como, por exemplo a artrite e artrose. Justamente para auxiliar na minimização das dores, profissionais desta área realizam atividades que auxiliam no equilíbrio e desenvolvimento das articulações. Esse tipo de profissão é bem flexível, por isso, se não quiser optar por trabalhar em clínicas, pode oferecer serviços home care, o mais adequado para os idosos.

Agente previdenciário

Com o aumento na população idosa, existe a expectativa de um aumento na procura por direitos específicos à essa idade, como é o caso da Previdência Social. Por conta disso, o agente previdenciário também é forte tendência profissional. Responsável por atender o público oferecendo informações simples, efetuando encaminhamentos, conferindo documentos da receita e estudando processos, essa é uma profissão que necessita de um concurso público para ser exercida. Por isso, se houver interesse, fique atento aos concursos de sua cidade ou região.

 

Gostou das dicas? Então continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de assuntos que te ajudarão a encontrar a carreira certa para o seu perfil. Aliás, se quiser interagir ainda mais conosco, nos acompanhe no Facebook ou no canal do YouTube. E, se você está à procura de uma vaga de estágio, acesse o site da Companhia de Estágios e se inscreva gratuitamente!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!