Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Evite personalidades tóxicas que impedem seu sucesso profissional

Quem nunca teve que lidar com pessoas negativas no trabalho? Além da pressão e concorrência, muitas vezes alguns colegas contaminam o ambiente profissional descarregando negatividade, reclamações e críticas em cima dos outros. Esse tipo de profissional geralmente é conhecido como alguém que tem uma personalidade tóxica ou sugadora de energia.

Com certeza você não quer ser um deles, certo? Mas isso não basta, pois, já diz o ditado: “diga-me com quem andas, que te direi tu quem és”. A administração e psicologia vão ainda mais a fundo com a máxima – criada pelo escritor e palestrante americano Jim Rohn – que afirma o seguinte: nós somos a média das cinco pessoas que mais passamos o tempo.

Ou seja, o círculo de pessoas mais próximo é o que mais influencia você – para o positivo, mas também para o negativo. Portanto, para preservar sua segurança e garantir o sucesso da sua carreira, você precisa aprender a lidar com as personalidades tóxicas que podem cruzar seu caminho no trabalho.

Zona segura

Parece fácil, e pode ate ser para os mais experientes, porém os jovens, especialmente em início de carreira, como os estagiários, tendem a ter mais dificuldades para driblar situações desconfortáveis como essas.

É preciso ter em mente que você não pode simplesmente anular essas pessoas da sua vida, afinal, vocês precisam conviver diariamente e manter uma relação profissional amigável. Por isso, o ideal é que você adote hábitos que impeçam que as atitudes negativas do coleguinha o afetem.

Dessa forma, você cria uma zona segura, que tende a fortalecer cada vez mais seu emocional contra as personalidades tóxicas.

Aprenda a se blindar

Estabeleça limites

Isso não significa que você deve buscar confrontos desnecessários, pelo contrário. Observe as situações e evite que os comentários negativos dos outros afetam seu desempenho e seu senso de realização. Aprenda se importar menos com as opiniões alheias, a não ser que seja um feedback construtivo de uma autoridade da sua empresa.

Mantenha distância

Fofocas? Até mesmo as que parecem mais inofensivas são prejudiciais, por isso sempre que o assunto puxar para esse lado, se afaste. Além de não acrescentar em nada a sua vida, ainda pode te trazer sérios problemas com seus superiores e inimizades. Além disso, guarde suas opiniões para si mesmo, não participe de rodinhas que estão falando mau dos chefes e administração. Se você tiver algum problema com alguém resolva diretamente com a pessoa, sem espalhar o assunto pela empresa inteira.

Foque em suas prioridades

Ao invés de perder tempo com pessoas tóxicas, dando ouvidos às reclamações, críticas e lamentos, concentre sua energia no que realmente importa, ou seja, em seu trabalho. Realize suas atividades da melhor forma possível e lute pelos seus objetivos. Se você busca uma ascensão dentro da empresa em que trabalha foque seus esforços no desenvolvimento de sua carreira. Assim nada do que essas pessoas disserem irá te abalar.

Busque seu autoconhecimento

Por último, mas não menos importante, para se desenvolver bem profissionalmente, voce precisa saber onde quer chegar e o quanto vai precisar batalhar para alcançar sua meta. Quando você sabe muito bem o que busca e qual o melhor caminho para chegar lá, você passa a ter mais segurança e equilíbrio para lutar, sem se deixar abalar pela opinião de quem não tem nada positivo a te acrescentar.

Fique por dentro

E aí, você já está pronto para colocar esses hábitos em prática, se livrar de quem estava atrasando sua vida e, finalmente, fazer sua carreira decolar? Então conta com a gente. Se quiser ficar por dentro das melhores dicas do mercado, acompanhe nosso site e se inscreva gratuitamente para encontrar mais oportunidades em sua área de atuação!

Você também pode encontrar mais temas como esse em nosso blog e canal no Youtube! E se você curtiu conteúdo, compartilhe com seus amigos e nos siga nas redes sociais para ficar em dia com as melhores dicas e tendências do mercado.