Blog

Carreira

Por que continuar investindo em educação em tempos de crise?

investindo-em-educacao-tempos-de-crise

Com o orçamento apertado muitas pessoas podem ter dúvidas sobre continuar um curso, principalmente de ensino superior, que demanda muito tempo e possui custo elevado. Porém, a longo prazo, uma faculdade pode não somente aumentar sua qualificação, como te tornar mais competitivo no mercado de trabalho. Além de aumentar suas chances de obter uma boa remuneração, qualificar-se é uma medida estratégica para se preparar para o momento pós-crise, te capacitando para o momento em que o mercado estará em alta. A educação tem retorno garantido e, em tempos conturbados, é um investimento que te permite conquistar melhores posições e, consequentemente, melhor salário.

Pesquisas comprovam o grande diferencial que uma boa formação possui: segundo levantamento do Ministério do Trabalho, a remuneração média aumenta de maneira diretamente proporcional ao nível de escolaridade. O estudo aponta que 39,6% dos trabalhadores com ensino médico completo recebem até 1,5 salário mínimo, enquanto 71,5% daqueles que possuem ensino superior completo ganham de 1,5 até 10 salários mínimos. O impacto de uma faculdade na renda é ainda maior na vida profissional do brasileiro: em outros países a remuneração de uma pessoa graduada aumenta em 50%, enquanto no Brasil esse número sobe para 150%, segundo estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

cadastre-se-programa-de-estagios

Benefícios além da remuneração

Os benefícios de um curso de graduação ou especializações não param por aí, além da possibilidade de melhor salário, as oportunidades no mercado de trabalho são maiores para aqueles que estão buscando conhecimento. O índice de empregabilidade aumenta em 78% depois de conseguido o diploma e em áreas de tecnologia da informação e gestão essa taxa chega a 90%, segundo estudos acadêmicos. Os privilégios vão muito além do aumento da faixa salarial: conquistas importantes como o desenvolvimento e amadurecimento do perfil profissional também são vantagens obtidas por aqueles que seguem investindo na qualificação mesmo em tempos de crise.

Network e amadurecimento: além do aprendizado, cursos técnicos, de graduação ou especialização te colocam em contato com outras pessoas da sua área, criando uma rede de contatos necessária para a colocação no mercado de trabalho. Amadurecer também faz parte do processo dessa experiência, te permitindo a desenvolver responsabilidade, dedicação, iniciativa e trabalho em equipe.

Habilidades interpessoais: na busca por melhor qualificação o estudante conquista não só realização pessoal como também autoconhecimento, sensação de inclusão social, confiança e força de vontade, adquiridos pelos desafios encontrados nos cursos para melhorar a formação, como trabalhos em grupo e dedicação para os testes.

Com a crise tanto a recolocação profissional quanto começar no mercado de trabalho é difícil, porém, investindo em melhor qualificação você poderá encontrar o diferencial necessário para conquistar a realização pessoal e profissional desejada.

Prepare-se para quando a crise passar

Apesar das empresas estarem cortando postos e enxugando custos devido à crise, quando este momento passar é natural que elas aumentem a oferta de vagas devido à necessidade de recompor seu quadro profissional. É nessa hora que o jovem que estiver mais preparado irá se destacar, seja pelo currículo ou pelo aprimoramento prévio de suas habilidades. Este é um dos principais motivos para não desanimar durante o período de recessão e continuar na busca por melhorias, seja procurando por vagas de estágio e trainee que vão te permitir experiência e aprendizado, seja investindo em cursos para adquirir conhecimentos.

Quem planeja, se prepara e aprimora seus talentos está um passo à frente na hora de começar a carreira, conseguir uma boa colocação, e até mesmo ser efetivado. Cadastre-se no site da Companhia de Estágios para saber sobre novas vagas e acompanhe nosso blog e as redes sociais para ficar atualizado sobre o mercado de trabalho.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!