Blog Carreira & Mercado

Artigos

Saia da bolha profissional: amplie seus conhecimentos e se torne mais competitivo

Estar bem informado nos torna indivíduos mais interessantes, não é mesmo? Pelo menos essa é uma forma conhecida de impressionar amigos, familiares, professores ou, até mesmo, se destacar durante uma entrevista de estágio. Por isso, sempre fomos ensinados a nos manter sempre atualizados lendo livros e matérias, assistindo jornais ou até mesmo assistindo documentários relevantes. Porém, quando falamos de sair “da bolha” em termos profissionais, nos referimos, especificamente, a ultrapassar o que é conhecido como “zona de conforto” ou seja, adquirir conhecimentos que vão além do que nos é esperado na carreira. Conseguir enxergar além do seu próprio círculo profissional não só amplia suas oportunidades de crescimento como também faz de você uma pessoa muito mais agradável para trabalhar em equipe. Quer saber como adquirir essa habilidade tão desejada atualmente? Então, confira:

Não fique estagnado numa única área

Por mais que você seja apaixonado por sua profissão e busque sempre fazer especializações que te ajudem a construir uma carreira sólida, é importante que não foque apenas no seu curso. Busque se especializar em áreas que se relacionem com a sua profissão e te ajudam a enriquecer o currículo para se tornar um profissional ainda mais completo. É interessante também que participe de palestras e cursos rápidos com profissionais renomados de áreas adjacentes a sua.

Busque por conhecimento amplo

Independente do segmento que você decidir se dedicar profissionalmente, o ideal é que tenha um networking amplo e com profissionais de outras áreas que possam contribuir para o seu conhecimento. Para isso, além dos cursos extras, busque por dicas e fique por dentro de tudo que possa contribuir para o seu trabalho. Se a sua área é a engenharia, por exemplo, o ideal é que você saiba um pouco de arquitetura. urbanismo e paisagismo. Desta forma, você se torna um profissional mais completo e se destaca entre os concorrentes na hora de disputar uma vaga.

Sempre se atualize

Com o avanço da tecnologia e as mudanças cada vez mais velozes do mercado de trabalho, é importante que você sempre se mantenha atualizado. Por isso, pesquise as tendências na sua profissão. Se quiser estar um passo ainda mais a frente dos demais, pense em estratégias inovadoras e únicas que capazes de mudar sua forma de trabalhar e contribuir ainda mais para as empresas. Aliás, isso inclui o domínio de tecnologias. Por mais tradicional que seja seu trabalho, tente sempre acompanhar as inovações que automatizam tarefas do seu oficio, como softwares e aplicativos.

Saiba ouvir outros profissionais

Você é do tipo de pessoa que, ao fazer um networking, só sabe falar do seu trabalho? Então procure mudar esse comportamento e cultive, também, o hábito de ouvir os colegas de outros departamentos. Por mais distante que pareçam determinadas áreas, numa empresa, você vai precisar ter o mínimo de conhecimento de determinados processos, mesmo que eles não sejam diretamente ligados ao seu trabalho. Quer um exemplo? Se você é um responsável técnico e, futuramente, precisa avaliar a capacidade de alguém para ocupar uma vaga, precisa conhecer a política de contratação da empresa e outros detalhes do emprego, por mais que, no final das contas, isso seja uma tarefa do RH. Sem contar que, ao ser um bom ouvinte, você estabelece, naturalmente, um vínculo de confiança com o outro profissional, o que pode ser bastante útil pra você no futuro.

Viu como é importante sair da sua zona de conforto? Com essas dicas você pode melhorar ainda mais seu currículo e conquistar uma grande oportunidade. Aliás, para aumentar suas chances, entre no site da Companhia de Estágios e se inscreva para receber vagas em grandes empresas. E, se quiser ficar por dentro de dicas como essa, acesse nosso canal do YouTube e nos siga no Facebook!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!