Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Aprenda a se vestir adequadamente para a entrevista

Na hora de encarar um processo seletivo, existem várias dicas que podem ajudar o candidato a se sentir mais preparado para o momento da entrevista. Mas, ainda que a maioria foque apenas no currículo ou na oratória, existe um ponto crucial que pode revelar muito do seu perfil, antes mesmo de você se apresentar aos recrutadores: o visual.

Nesse momento, vale aquela frase “a primeira impressão é a que fica” e é fundamental que a sua aparência corresponda ao que a empresa espera de seus colaboradores. Por isso, é essencial que você esteja vestido adequadamente. O dress code, como é chamado esse código de vestimenta adotado nas instituições, é um fator determinante para a maioria dos recrutadores e, aliás, tem quase o mesmo peso das suas habilidades profissionais. Portanto, para que você não cometa qualquer deslize que possa comprometer sua apresentação, separamos dicas que farão a diferença e contarão pontos a seu favor na hora da seleção.

Investigue a empresa

Acertar no visual para uma entrevista nem sempre é tão simples, principalmente se você não conhece muito bem a empresa na qual está tentando uma vaga.  Por isso, investigue o dress code do local e saiba escolher peças que estejam de acordo com essa “etiqueta”. Porém, se sentir dificuldade em encontrar essa referência, procure conversar com pessoas que já conheçam o lugar e que possam te dar alguma orientação a respeito do visual habitual.

Outra dica é pesquisar o segmento que a empresa em questão atua, pois ele pode dizer muito a respeito da sua filosofia. Por exemplo: bancos e instituições financeiras costumam ser mais rigorosos em relação à vestimenta, exigindo quase que por padrão um visual totalmente social dos seus colaboradores. Por outro lado, agências de marketing e publicidade, podem ter regras mais flexíveis e permitir, até mesmo, looks mais despojados no ambiente de trabalho. Ainda assim, na dúvida, tente sempre ir da forma mais alinhada possível, apostando em combinações que transmitam credibilidade e seriedade profissional.

Homens: Fujam do tradicional

Usar um terno preto e uma camisa branca pode ser bastante elegante, mas vamos concordar que esse look já está muito “manjado”, não é mesmo? Na verdade, essa opção pode soar como falta de imaginação ou até mesmo um tom autoritário, justamente pelo conflito severo que as cores geram e que podem não favorecer sua imagem.

Para diversificar, você pode optar por ternos de outras cores como o cinza escuro ou azul marinho, mas tenha cuidado para não escolher trajes de cores muito variadas ou exuberantes. Também tome cuidado com gravatas, só opte por esse acessório se o ambiente for extremamente formal, como um escritório de advocacia, por exemplo. Como é difícil acertar na escolha, o recomendado é usá-las somente quando exigido.

Mulheres: sem exageros com a maquiagem!

Ficar bem apresentável para a entrevista é fundamental, justamente para causar uma boa primeira impressão, por isso, é importante cuidar até mesmo dos mínimos detalhes como, por exemplo, a unha e a maquiagem.

Porém, por ser um ambiente profissional, é preciso apostar num visual sóbrio: é importante não utilizar esmaltes de cores muito escuras e deixar as unhas limpas e curtas. Quanto à maquiagem, evite usar bases alaranjadas, cílios postiços, olhos esfumaçados, sombras escuras e o mais crucial: esqueça o batom vermelho. Lembre que deve parecer algo natural e sem exageros, que não são bem vistos nesse tipo de situação. Por mais que a empresa “permita” esse tipo de visual, é melhor que você deixe para usá-lo quando já estiver, de fato, integrando o quadro de funcionários.

Cuidado com o informal

Dependendo da área em que deseja estagiar ou o estilo da empresa, você pode usar um visual mais “despojado” na hora da entrevista. O estilo casual, por exemplo, é bem-vindo nesses casos. Mas não se engane pensando que essa informalidade te permite abusar do visual descolado, muito pelo contrário, por ser um estilo mais livre, as pessoas costumam errar com mais facilidade na hora de compor o look. Na hora da entrevista, aposte no básico jeans escuro acompanhado de uma camisa social, no caso dos homens, e uma saia comprida ou um vestido formal, para as mulheres. Uma dica excelente para deixar qualquer look despojado mais sofisticado é apostar num bom blazer para compor o visual.

Escolha correta dos sapatos

Além das roupas, a escolha dos sapatos também deve ser criteriosa, afinal, são eles que dão o “toque final”. No caso dos homens, é importante sempre usar os sociais muito bem engraxados, caso estejam usando um terno. Porém, se optarem pelo estilo casual, aposte em calçados mais formais como, por exemplo, um sapatênis. Já as mulheres, podem escolher um salto que não seja muito alto e nem desconfortável, se a entrevista for formal. Se casual, podem usar sapatilhas fechadas ou um “peeptoe”, um estilo de sapato de salto quadrado, aberto na frente.

Pronto para se arrumar e partir para a entrevista? Com certeza com essas dicas oportunas você vai causar boa impressão e agradar os recrutadores. Além disso, se quiser concorrer as melhores vagas do mercado, não deixe de se cadastrar gratuitamente no site da Companhia de Estágio e encontrar excelentes oportunidades para ingressar no mercado de trabalho!