Blog Carreira & Mercado

Artigos

Você sabia que estudantes estrangeiros podem estagiar no Brasil?

por Tiago Mavichian, fundador e Human Resources Director da Companhia de Estágios

Estagiar fora do país é um sonho para muitos estudantes brasileiros, não é mesmo? Mas ultrapassar fronteiras para ir em busca de conhecimento não é uma exclusividade dos jovens daqui. O Brasil tem atraído cada vez mais imigrantes que escolheram nosso país para viver e crescer profissionalmente.

Para se ter uma ideia, dados recentes da Policia Federal indicam que recebemos, anualmente, milhares de cidadãos de países como Portugal, Japão, Itália, Haiti e Bolívia. Como podemos ver, não existe só a questão humanitária, na qual, os imigrantes procuram o país como refugiados, mas também nações de primeiro mundo que, historicamente, já tem boa relação conosco. Os dados mostram, inclusive, que essa população é composta, quase que totalmente, por jovens. Sendo assim, é natural surgir a questão: um estrangeiro pode estagiar no Brasil?

Resolução Normativa 111 do CNIg

Estudantes estrangeiros não só podem estagiar no Brasil como contam, desde 2014, com normas mais flexíveis para atuar no mercado nacional. Por meio da Resolução Normativa (RN) 111, o Conselho Nacional de Imigração (CNIg) aprovou mudanças na antiga RN 88, permitindo ao estudante estrangeiro participar de um estágio no país por um período de 120 dias (4 meses) sem precisar estar vinculado a uma instituição de ensino brasileira.

A única exigência, nesse primeiro momento, é de que o Termo de Compromisso de Estágio seja firmado entre o jovem, a empresa na qual ele vai atuar no Brasil e também uma instituição de ensino no país de origem do imigrante (na qual ele precisa estar devidamente matriculado). Depois desse prazo, o jovem precisa se matricular numa instituição de ensino brasileira. A partir de então, o estagiário contará com um visto de, no máximo, um ano para estudar no país.

A Companhia de Estágios está preparada para receber estrangeiros

O modelo atual representa um grande avanço para esses jovens, pois, evita que os estudantes estrangeiros enfrentem dificuldades que, muitas vezes o desmotivam a encarar o sistema de ensino brasileiro, como as diferenças culturais e a barreira do idioma. Assim, ele tem um tempo para se adaptar antes de precisar recorrer a uma instituição nacional.

Aqui, na Companhia de Estágios, sabemos da importância do programa para a vida dos estudantes e estamos preparados para receber, inclusive, imigrantes de todas as regiões do globo, já que contamos com um sistema trilíngue. Quer encontrar a vaga perfeita pra você: Então, se inscreva gratuitamente em nosso site e fique por dentro das melhores oportunidades!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!