Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

4 características de um estagiário de sucesso

Por Tiago Mavichian, fundador e Human Resources Director da Companhia de Estágios

Fazer um estágio é uma experiencia ímpar para a vida de um profissional, e, embora, muitos cheguem nesta fase sem muita bagagem de mercado, é o conjunto de características que os universitários possuem que irão ajudar a trilhar uma carreira.

Sendo assim, conheça 4 características que irão fazer do estudante um estagiário de sucesso na empresa!

Persistência

Essa é uma qualidade muito importante para qualquer pessoa, mas quando diz respeito ao estagiário, ela pode ser, realmente, algo que o faça ter destaque no mercado de trabalho.

Afinal, quando se tem um objetivo, para alcançá-lo é necessário muita persistência e força de vontade para conseguir realiza-lo, seja ele qual for, como por exemplo, trabalhar em uma determinada empresa, fazer um intercâmbio, aprender algo novo, realizar uma tarefa, etc.

A persistência é algo que é facilmente percebida em qualquer pessoa que tenha esta virtude, pois é a consciência de que consegue chegar em qualquer lugar, mesmo tendo que lidar com vários obstáculos.

Adaptabilidade

O mundo está em transformação e o mercado de trabalho também acompanha essas mudanças. Então, ao invés de ser resistente as novas ideias, é mais fácil aceita-las e se adequar a elas.

Embora as mudanças possam assustar um pouco, enxerga-las como oportunidades fazem total diferença. Se adaptar a um sistema novo, outro chefe, metodologia, são várias situações que exigem adaptabilidade, então, resistência ao novo, não é algo interessante no mercado de trabalho, especialmente, num mundo totalmente globalizado.

Boa relação interpessoal

Conexão é uma palavra que não sai do vocabulário das pessoas, e, não é apenas sobre se conectar com o ambiente digital, mas, também, com os outros a sua volta. Ter um bom círculo social, seja no trabalho, em casa, na faculdade, é extremamente essencial.

Então, estar em um local onde as pessoas conseguem conversar, se entendem, se ajudam e se respeitam é muito importante para que o trabalho flua com facilidade e dinâmica.

Além disso, manter boas relações profissionais é essencial para o networking, pois, isso pode trazer boas oportunidades, sendo elas dentro do estágio ou não. Ou seja, é necessário saber se comunicar, ouvir e ter empatia pelo próximo.

Inteligência emocional

Este é um termo muito conhecido na Psicologia, pois ele é sobre a habilidade de lidar com os próprios sentimentos e também com as emoções das outras pessoas.

O que isso quer dizer?

Quer dizer que a inteligência emocional é importante em todos os aspectos da vida, e no mercado de trabalho é essencial para lidar com liderança, pois, é por meio dela que é possível entender as dificuldades, anseios e necessidades da equipe, trabalhando melhor o autoconhecimento e responsabilidade emocional.

Existem várias outras características que são importantes em tê-las para se tornar um profissional mais maduro, responsável e comprometido.

No entanto, se trabalhar essas que foram listadas é possível, se preparar melhor para o mercado de trabalho e desenvolver outras que são tão importantes quanto, para ter sucesso na carreira desde o início.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!