Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Veja 4 dicas para avaliar bem o currículo de um candidato

Está procurando alguém para preencher aquela vaga de estágio na sua empresa?

Pois bem, com tanta concorrência no mercado os processos seletivos ficam cada vez mais difíceis. E a triagem, aquele momento de selecionar os currículos para as próximas etapas, pode parecer muitas vezes um tanto quanto complicada.

Desta forma, separamos quatro dicas que podem ajudar neste momento.

Então, continue a leitura e veja como avaliar bem o currículo de um candidato!

1-.  Tenha critérios

O primeiro passo é saber como filtrar todos os currículos recebidos. Sendo assim, é necessário entender qual o perfil que deseja.

Você prefere alguém que já tenha alguma experiência anterior na área ou alguém que está em busca da primeira oportunidade? É claro que não dá para exigir anos de experiência de um estagiário, afinal, ele está no início da carreira.

Porém, ter alguém que já passou por um estágio antes pode ajudar a trazer uma nova perspectiva para o negócio. Por outro lado, alguém inexperiente tem a chances de ser moldado de acordo com a necessidade da empresa.

2.   Avalie as atividades extracurriculares

Um universitário, assim como um profissional formado, deve sempre estar em movimento. Isso quer dizer que ele precisa buscar novas atividades além das aulas para ter mais conhecimento e dar uma turbinada no currículo.

Fazer um curso livre ou de idiomas, participar de eventos, palestras ou de trabalho voluntário. Tudo isso é muito válido, pois mostra que o candidato não está acomodado e está interessando em se aperfeiçoar para além do que a faculdade ensina.

3.   Observe a estética do currículo

A forma como os candidatos organizam as informações no currículo também deve ser levada em consideração.

Pois, ela mostra qual foi a linha de raciocínio usada para definir o que iria primeiro na ordem das informações necessárias, mostrando o que ele considera mais importante.

O currículo não pode ter erros de português, deve ser objetivo, claro e sem poluição visual.

4.   Analise a descrição

Um bom currículo conta com uma breve descrição sobre as habilidades, experiências e objetivos.

É uma ótima chance de avaliar como o candidato consegue se apresentar de forma sucinta, uma vez que, este tópico não ocupa muito espaço no currículo. Além disso, é também mais uma oportunidade de analisar o português.

Uma boa contratação depende da capacidade do RH em avaliar os candidatos desde o primeiro contato com o currículo, sendo assim, é extremamente importante que esta etapa seja feita com cuidado, porque isso facilita todo o processo seletivo.

No entanto, se a empresa quiser facilitar ainda mais a contratação de estagiários ou trainees, pode contar com a Companhia de Estágios, porque nós cuidamos de todo o procedimento desde a divulgação da vaga a contratação.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!