Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

5 dicas para conseguir um estágio ainda esse semestre

Dizem que o ano só começa após o carnaval, não é mesmo? As pessoas que são adeptas a essa ideia, depois da festividade mais amada pelos brasileiros, começam a ir atrás das metas que foram estipuladas no início do ano.

E quem é universitário e ainda não está no mercado de trabalho, com certeza colocou como meta conseguir um estágio ainda esse ano, mas por que não tentar alcançar esse objetivo ainda esse semestre?!

Para te ajudar nessa empreitada, listamos 5 dicas importantes que vão contribuir na busca do seu tão sonhado estágio! Continue a leitura!

1. Prepare um bom currículo

Seu currículo é seu cartão de visita, então ele precisa estar bem elaborado. Não existe um modelo mais adequado, o que deve existir é o feeling para saber qual é o melhor jeito de fazer o seu.

Existem muitos layouts na internet e dependendo da área em que deseja atuar, é possível usar um pouco mais da criatividade, mas o ideal mesmo é fazer algo que combine com o seu perfil. Se tiver experiências fora da área, sem problemas, coloque todas, pois isso ajuda o recrutador entender um pouco mais sobre quem você é.

Se estiver buscando pela sua primeira oportunidade na vida, faça um currículo pensando em atividades que já fez, pode ser um curso, trabalho voluntário, participação em palestras, etc. No site da Companhia de Estágios você consegue ao preencher seu cadastro e ter seu currículo completo automaticamente gerado!

2. Se candidate em site de recrutamento

Grandes empresas costumam usar consultorias para contratar estagiários. É o caso de nomes como Twitter e Amazon. Inclusive, essas duas multinacionais já contrataram e continuam contratando universitários por meio da Companhia de Estágios.

Por aqui, te ajudamos a encontrar o seu estágio tão esperado em empresas bacanas que muitas pessoas querem fazer parte. O melhor de tudo é que a sua inscrição é gratuita, você só precisa entrar no nosso site, ficar de olho nas vagas que abrimos e se inscrever, o resto pode deixar com a gente! 😉

3. Faça networking

O networking é algo necessário para qualquer profissional, independente do momento em que ele se encontra na carreira. Um ótimo jeito de tentar aumentar sua rede de contatos é participando de eventos que sejam conectados a sua futura profissão ou a estágios.

É comum que empresas promovam esse tipo de atividade, pois é uma oportunidade de aproximar mais as pessoas da marca. A universidade também pode ser ponte para isso, converse com professores, pois eles podem te dar uma força, seja indicando para alguém que ele conheça ou até mesmo dando dicas sobre o mercado de trabalho. Ninguém melhor que eles para dizer como as coisas funcionam verdadeiramente, não é?

4. Defina um foco para a sua carreira

O foco é algo extremamente importante para qualquer carreira profissional. Alguns cursos oferecem uma área muito ampla de atuação, sendo assim, podem existir diferentes tipos de estágios ao que se refere às atividades que podem ser desenvolvidas.

É importante ter claro qual ou quais áreas você acha que combina com o seu perfil, para estudá-las e buscar as oportunidades certas no mercado de trabalho. Atirar para todos os lados não costuma trazer bons resultados, na verdade, a possibilidade de se frustrar é maior. Seja específico com relação a sua profissão, converse com profissionais que já estejam no mercado, com professores, pesquise sobre tudo isso para entender melhor o mercado e aquilo que combina com você.

5. Foco no desenvolvimento

Embora o objetivo do estágio seja desenvolver o universitário para prepará-lo para o futuro, você já pode buscar esse desenvolvimento antes mesmo de estagiar, inclusive, essa uma maneira de chegar mais perto de uma oportunidade.

Busque estudar fora da sala de aula, faça oficinas, cursos livres, assista webinars, foque em atividades que vão te ajudar a crescer profissionalmente, que vão melhorar suas habilidades técnicas e comportamentais. Fique sempre um passo à frente para estar melhor preparado quando sua oportunidade chegar.

Não há uma fórmula mágica quando se trata de conquistar uma vaga de estágio, mas é importante estar atento com o mercado, com o que as empresas pedem como requisitos e buscar sempre se movimentar para não entrar na zona de conforto.

Fique atento com as vagas no nosso site, veja quais empresas estão com oportunidades clicando aqui e boa sorte na sua procura! Quem sabe nos vemos em breve em algum processo seletivo na Companhia de Estágios!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!