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Conteúdos para RH

Conheça as vantagens de se tornar uma marca empregadora

Conheça as vantagens de se tornar uma marca empregadora

Um dos maiores desafios de qualquer empresa é atrair os talentos certos para suas vagas. Com a Geração Z, isso pode ter ficado mais complicado, por isso, fortalecer a marca empregadora pode ajudar na atração e na retenção de talentos.

Essa dica pode ser a chave de sucesso para que ótimos profissionais tenham a sua empresa como o objetivo máximo de suas carreiras e a vejam como um lugar de crescimento, um espaço de reconhecimento profissional e, acima de tudo, um ambiente estimulante e vibrante! 

Fica tranquilo que a gente vai explicar mais sobre como isso é possível com dicas valiosas, mas bem fáceis de aplicar na rotina da empresa. Então, bora continuar lendo e saber mais sobre esse tema? 💡

Afinal, o que é marca empregadora? 

Quando a gente diz “marca empregadora”, estamos falando da imagem que a empresa projeta para funcionários, candidatos e mercado em geral como empregadora. A ideia é formar uma imagem de marca tão positiva e inspiradora que gere o desejo de fazer parte da empresa.

Pra conseguir isso, precisamos investir em cultura organizacional, benefícios oferecidos, oportunidades de crescimento, remuneração, qualidade do ambiente de trabalho e endomarketing. Esses elementos ajudam a construir a ideia que as pessoas têm sobre a empresa. 

Veja as vantagens de fortalecer sua marca empregadora 

Você, recrutador, sócio ou dono de uma empresa, talvez esteja se perguntando: mas isso é vantajoso mesmo? Pra não ter dúvidas, separamos alguns dos benefícios a curto e longo prazo. Vem ver! 

  • atrair talentos qualificados;
  • engajar e motivar os colaboradores;
  • reduzir o Turnover (troca constante de colaboradores) no ambiente de trabalho;
  • melhorar a produtividade das equipes;
  • melhorar a reputação da empresa;
  • reduzir custos.

Dicas para fortalecer a marca empregadora

Certo. Até aqui, já deu para ter uma boa noção de como é vantajoso ter uma marca empregadora forte, né? Mas é bom conferir algumas dicas para colocar essa estratégia em prática. Vem com a gente ver as dicas que separamos pra ajudar.

1.   Crie uma boa abordagem para as vagas que a empresa oferece

Para contratar as pessoas certas para a vaga, é importante repensar o modo como a empresa se mostra para os futuros colaboradores. Tente mostrar como é o dia a dia na empresa, apresente o local em que o trabalho vai acontecer e compartilhe os depoimentos de quem já está contratado. 

Essa prova social vai fazer toda diferença. Pra fazer isso, explore as possibilidades! Você pode usar fotos, fazer vídeos, compartilhar histórias de sucesso na empresa… mas sempre deixe tudo ao alcance do público. Ah, o LinkedIn é uma ótima ferramenta pra fazer isso. ⚙️

2.   Analise quais são as melhores práticas da organização

Outro ponto de destaque em uma companhia são os benefícios, como flexibilidade de prazos e horários, uso de roupas mais confortáveis, trabalho remoto, entre outros. Mas é preciso entender quais fazem mais sentido pra sua estratégia de organização empresarial. 

Faça uma pesquisa rápida durante os processos seletivos. Assim, você consegue ir além do perfil do candidato, entendendo o que ele considera como um benefício dentro das oportunidades que a sua empresa está oferecendo. 🤗

3.   Tenha consistência

Quando falamos em cultura organizacional, é importante pensar na consistência que ela tem, porque se trata de algo que é passado e vivido todo dia. Assim, é necessário colocar em prática o que a empresa diz.

Cultura da empresa e a sua identidade são dois pontos que andam juntos e estão muito presentes na marca empregadora. Mas o que determina isso é como a empresa coloca tudo em prática diariamente. 💪

4.   Fique de olho na comunicação interna

Um funcionário satisfeito é um ótimo porta-voz e por isso que a empresa precisa ser transparente com os colaboradores, estar aberta ao diálogo e ter uma comunicação sincera. Isso faz toda diferença na visão que os profissionais têm sobre a marca e o ambiente corporativo. 💬

5.   Tenha líderes engajados  

Líderes que vestem a camisa da empresa são muito importantes. Quando falamos em engajar, não se trata apenas de motivar a equipe, mas garantir um relacionamento saudável e uma comunicação horizontal, postura aberta ao diálogo e críticas construtivas. Por isso, invista em treinamentos para liderança. 🤩

Fortaleça a marca empregadora com a Companhia de Estágios! 

E aí, gostou de saber mais sobre como fortalecer a marca empregadora? Então, que tal fazer o marketing de recrutamento para programas de estágio com a ajuda da Companhia de Estágios? 

Um bom começo faz a diferença em toda a jornada. Então, conte com uma equipe de especialistas, com metodologias que proporcionam um processo seletivo com mais inclusão e diversidade. A Companhia de Estágios tá com você, sempre. Vamos juntos! 🚀