Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

5 Livros que todo estagiário deveria ler

Ler é algo sempre recomendado pelos professores, porque a leitura é uma atividade muito enriquecedora para o cérebro, pois ajuda a melhorar a memória, proporciona mais facilidade no aprendizado, aumenta o repertório intelectual e mostra novas perspectivas.

A prática ajuda a ampliar o conhecimento fazendo com que o leitor possa conversar sobre diversos assuntos, expandindo ainda mais o pensamento crítico.

Por isso, na faculdade os professores indicam muitos livros e autores aos alunos. Contudo, para além da ficção ou livros acadêmicos, existem alguns títulos que irão ajudar o estagiário no dia-a-dia do estágio.

Desse modo, selecionamos cinco títulos que podem contribuir com esse período tão importante na carreira profissional do universitário.

1.   Roube como um artista

Do designer e escritor Austin Kleon, o livro fala sobre criatividade, mostrando que para ser criativo não é necessário ser um gênio, mas que criatividade está relacionada com autenticidade. O livro mostra que todo mundo pode usar e abusar da criatividade no dia-a-dia, algo que é muito valorizado pelos recrutadores e gestores.

Por que ler?

O livro é uma verdadeira aula de criatividade e mostra que todo mundo pode ter ideias interessantes e inovadoras, mas que para isso acontecer é necessário deixar de lado auto sabotagem e o medo de julgamentos alheios.

2.   O poder do hábito

Esse livro foi motivo de muito assunto entre profissionais de diversas áreas. Escrito pelo ex repórter do The New York Times, Charles Duhigg, a obra mostra que para ter sucesso nas atividades que cada um se propõe a fazer é necessário entender como os hábitos funcionam, seja para planos pessoais ou profissionais.

Por que ler?

Muitas pessoas que leram esse livro alegam que conseguiram mudar alguns hábitos que levavam a vícios ou a procrastinação, por exemplo. Buscar essa transformação é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional, deixando hábitos que fazem mal para trás e buscando cada vez mais produtividade.

3.    Por que fazemos o que fazemos

De autor brasileiro, o livro de Mário Sergio Cortella aborda a relação do profissional com o trabalho, aflições na carreira e também de alguns hábitos. Ao longo das páginas o filósofo faz algumas provocações e mostra a importância de ter uma vida com propósito.

Por que ler?

Quem nunca teve dúvidas sobre a carreira profissional, que atire a primeira pedra. Inclusive, na faculdade, é comum que os universitários tenham dúvidas sobre questões que envolvem a própria carreira. O livro é perfeito para quem busca sair da zona de conforto.

4.   Foco

Daniel Goleman, jornalista americano, é o autor livro intitulado como Foco. Ao longo dos capítulos ele fala sobre a capacidade de manter a concentração diante de tantas informações que vêm especialmente do meio digital, como e-mails, WhatsApp, redes sociais, etc.

Por que ler?

Com muita pesquisa cientifica e descobertas práticas, Goleman explica que a chave para o sucesso em qualquer aspecto da vida é o foco, mas para mantê-la é necessário exercita-la. De acordo com o autor, a concentração é como um músculo que deve ser sempre fortalecido.

5.   Steve Jobs

A última indicação é a biografia de Steve Jobs, escrita por Walter Isaacson. É natural que muitas pessoas tenham curiosidade e queiram saber um pouco mais da vida do homem que estava por trás de uma das empresas mais influentes no mundo. Considerado por muitos uma lenda, o livro conta a história do empresário que ajudou a transformar o mundo com o seu trabalho e tecnologia.

Por que ler?

Quem não quer aprender um pouco com os erros e acertos de uma figura notória como Steve Jobs? Para quem deseja se inspirar e conhecer um pouco mais a trajetória dele, além de saber como ele lidou com algumas adversidades, o exemplar é uma ótima opção de leitura!

E aí, gostou das nossas dicas? Continue de olho no blog para acompanhar nossos conteúdos sobre estágios.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!