Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Veja cinco aplicativos para organizar os estudos remotamente

Fazer faculdade em casa requer atenção, foco e disciplina. Que o digam os mais de 6 milhões de universitários brasileiros forçados estudar remotamente por conta da pandemia.

Para os alunos que estão cansados e desanimados com a vida online, até que a população brasileira seja devidamente vacinada e as aulas presenciais 100% retomadas, será preciso manter a resiliência e a organização para não deixar a peteca cair.

Pensando nisso, nós selecionamos cinco aplicativos que consideramos interessantes para ajudar universitários candidatos a estágio a ordenar suas atividades. Veja, a seguir, quais são eles:

1. 7waves

A plataforma auxilia a definir — e cumprir — metas, ao permitir que os usuários criem listas de objetivos.

Para os estudantes que forem usar o app, nossa dica é criar metas para cada disciplina do curso, tendo uma visão ampla de todas as áreas que precisa “atacar”. Atenção: o 7waves não é um meio para estudar pelo smartphone, mas sim um jeito prático de colocar ordem nas diversas tarefas. 

Por exemplo: o seu desejo é ler algum livro que o professor da faculdade pediu? Ao inserir essa opção, o app possibilita criar uma escala de 0 a 10, mostrando o quanto esse objetivo é importante, o nível de dificuldade dele e o quanto falta para alcançá-lo.

Também é possível especificar data, quais tipos de recursos vai precisar para alcançar a meta, o tempo necessário e se deseja receber notificações. De maneira bem intuitiva, é possível usar o app para cumprir as obrigações da faculdade e organizar a rotina acadêmica.

2. Trello

O Trello é bastante utilizado no meio corporativo para gerenciar projetos. Mas pode ser uma ótima ferramenta para se manter organizado e a par do que está rolando na faculdade.

Se você é do tipo que mantém várias atividades ao mesmo tempo, como trabalhos em grupo, curso de inglês e atuação na atlética, o Trello ajuda a manter todas as tarefas à vista (permitindo que você as mova conforme for executando cada uma delas).

O aplicativo é um simulacro do Kanban, metodologia japonesa que utiliza cartões para indicar o andamento de projetos. Se nunca usou o Trello, existem vários vídeos no YouTube com dicas de como utilizá-lo.

3. Evernote

Com uma versão gratuita e outra paga, a plataforma permite adicionar textos, imagens, áudios, PDFs e documentos, dando acesso a tudo de maneira rápida e organizada. Quando você digita alguma palavra-chave que o material contém, o app gera resultados facilitando a busca de conteúdo.

A plataforma também tem a opção de conectar com outros aplicativos que você já usa, como Gmail, Google Drive, Outlook, Microsoft Teams, entre outros. Se você recebeu algum e-mail importante de um professor e não quer perdê-lo, você pode enviá-lo para o Evernote.

A ferramenta é bem intuitiva. Se você é do tipo que faz muitas anotações, salva muitos arquivos para estudo, ela é uma boa opção para te ajudar a ter todos os materiais num lugar só.

4. Forest

Fazer aulas 100% online é uma prova de resistência contra distrações. Afinal, sua casa é diferente de uma sala de aula, cujo ambiente é propício aos estudos.

Para driblar os inimigos do foco, vale usar artifícios. O aplicativo Forest pode ser um deles. Inspirado na técnica Pomodoro, que consiste em dividir as tarefas em períodos de 25 minutos, o app estimula que o usuário se concentre em uma atividade por um tempo determinado por ele mesmo.

O app bloqueia o celular durante o período e uma árvore vai crescendo para mostrar seu progresso. Caso use o celular durante os minutos destinados para os estudos ou qualquer outra atividade, a árvore morre. É uma ferramenta bastante divertida para ajudar a manter a atenção e as atividades em dia.

5. Duolingo

Essa dica de aplicativo é para quem deseja aprender de casa um novo idioma. Sabemos que o inglês é muito importante no mercado de trabalho, até mesmo para quem está começando a carreira. E uma maneira acessível de aprender a língua é usando o Duolingo.

O app possui atividades de tradução, escrita, escuta — todas divididas em etapas para acompanhar o processo de aprendizado e o nível de dificuldade. Para conseguir subir o nível é necessário utilizar o Duolingo todo dia, cumprindo as atividades propostas. Além disso, é possível interagir com outros usuários e fazer competições que irão ajudar no aprendizado.

O que não faltam são aplicativos para ajudar você a se organizar no estudo remoto. Basta entender quais são suas necessidades e escolher qual é a melhor alternativa para você!

Para mais dicas como essas, continue acompanhando o blog da Companhia de Estágios. E não se esqueça de nos acompanhar no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.