Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Começando a faculdade? Veja dicas para encontrar um estágio durante o primeiro período

por Tiago Mavichian, fundador e Human Resources Director da Companhia de Estágios

Com o mercado de trabalho cada vez mais acirrado, muitos alunos já começam a procurar um estágio logo no primeiro semestre para garantir que durante o curso eles irão conseguir passar por essa experiência.

Entretanto, num primeiro momento, muitos se sentem inseguros em virtude da falta de vivencia profissional, especialmente se tiverem que concorrer com candidatos que estão mais “adiantados” no curso. Porém, com muita dedicação é possível conquistar uma oportunidade mesmo sendo um novato,  por isso separamos algumas dicas para te ajudar nesse desafio.

Turbine o currículo com cursos rápidos

No início da faculdade é comum que o aluno não tenha tanta experiência curricular, especialmente, na área que escolheu estudar. Então, para se destacar entre os outros candidatos, é importante buscar formação para além da universidade.

Os cursos complementares são ótimos para dar aquela turbinada no currículo e sair na frente daquele aluno que já está no terceiro ou quarto semestre. Um aluno que estuda jornalismo, por exemplo, pode optar em fazer um curso de redação criativa ou até mesmo fotografia. Oficinas também são bem-vindas, assim como, outras qualificações relacionadas a área de estudo.

Veja quais são as competências valorizadas

Ao se candidatar às vagas, veja quais são as competências exigidas pelas empresas, muitas pedem capacidades que vão além de qualificações técnicas. Criatividade, inovação, capacidade de trabalhar em grupo, são alguns requisitos dos recrutadores, desenvolva essas habilidades e saia à frente dos outros candidatos.

Veja em qual área quer atuar e estude-a

Não adianta atirar para todos os lados. Veja quais são as áreas que mais se simpatiza e se candidate para as vagas. Inicie uma busca, estude o que você tem mais afinidade e leve isso em consideração. Por exemplo, um aluno de publicidade pode atuar desde o atendimento à criação, cabe a ele ver o que mais combina com o perfil dele.

Amplie seu networking

Um ponto muito importante que várias pessoas esquecem é em ampliar a rede de contatos. Converse com professores, profissionais, alunos que já estagiam, vá em palestras, tire dúvidas, mostre que tem interesse e lembre-se sempre, quem não é visto não é lembrado!

Estude inglês

A língua inglesa é um dos principais requisitos dos recrutadores, especialmente, os de grandes empresas. Com a globalização, se tornou muito importante ter um segundo idioma. Com a facilidade que a internet trouxe, ficou muito mais fácil aprender, claro que exige muita dedicação da parte do aluno.

Faça exercícios, consuma filmes e músicas em inglês, veja dicas e vídeos de professores no youtube. Além disso, se não possuir fluência no idioma, não minta, pois, uma hora o recrutador vai perguntar e você ficar numa saia justa.

Conheça a empresa

Foi chamado para uma entrevista de emprego? Estude a empresa, conheça a história dela, o que ela faz, o que vende, qual o tipo de serviço. Conheça tudo! Recrutadores percebem quando o candidato se empenhou e se dedicou para conhece-los.

Não desanime!

Mesmo que não consiga uma resposta positiva em algum processo seletivo, não desanime. Continue tentando, estudando, se inteirando das novidades no mercado de trabalho, que a sua oportunidade vai chegar.

Aqui na Companhia de Estágios temos vagas para todas as áreas. Faça seu cadastro em nosso site e não perca nenhuma oportunidade. Nos siga no facebook e se inscreva no nosso canal no youtube, que sempre está repleto de dicas e novidades para você!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!