Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

O que fazer quando o estágio não atende as expectativas?

Conseguir um estágio se tornou praticamente um sonho na vida do estudante universitário, no entanto, não significa que o aluno que já estagia está livre de frustrações, afinal, todo profissional está sujeito a isso.

Contudo, o que fazer quando o estágio não atende as expectativas?

A situação por si só já é bem desagradável, porém, é preciso alinhar satisfação pessoal com desenvolvimento profissional e nem sempre essa é uma tarefa fácil.

Então, o que fazer quando não está contente com o estágio? Veja alguns possíveis caminhos a seguir:

Entenda que nem toda atividade é satisfatória

às vezes o estudante gosta do local, das pessoas, da cultura organizacional e de algumas atividades desempenhadas, no entanto, algumas outras tarefas não são tão prazerosas assim.  E isso é absolutamente normal na rotina de trabalho.

Veja bem, um professor pode amar dar aula, mas ao mesmo tempo ele pode não gostar de corrigir provas, pois ele pode considerar uma atividade exaustiva por ser algo repetitivo, mas é algo necessário dentro do ambiente de trabalho e profissão que ele escolheu.

É importante saber separar essas duas coisas e fazer o seguinte questionamento: eu não gosto do meu estágio como um todo ou eu não gosto de algumas atividades que exerço?

Ter noção disso ajuda a minimizar o desgaste emocional e ver nas atividades não tão prazerosas um caminho para um resultado maior.

Conversar com o gestor é muito importante

Um bom diálogo com sinceridade é coisa muito valiosa no ambiente corporativo. Está insatisfeito com algo? Acredita que pode desempenhar outras atividades ou fazer mais pela empresa?

Leve para o seu supervisor esses pontos que te incomodam, pois, um bom gestor também quer saber o que o estagiário sente com relação ao trabalho para que todos alinhem as expectativas.

Tenha uma conversa madura e mostre que na sua percepção, algumas coisas estão desalinhadas e não hesite em perguntar qual a possibilidade de mudanças.

Está muito insatisfeito e quer mudar?

Já conversou com o gestor e ainda assim se sente descontente com o trabalho? Tentou fazer atividades que te trouxessem mais satisfação, mas não sente que aí é o lugar para você?

Talvez você não seja o perfil da empresa, talvez no processo seletivo foi prometido algo e no dia-a-dia é tudo bem diferente, talvez você queira desempenhar outras funções e descobriu isso depois. Enfim, são vários motivos que pode causar descontentamento.

Se está disposto a mudar de estágio, é importante pesquisar antes de participar de qualquer processo seletivo o quanto o perfil da empresa se alinha com o seu e também quais serão suas atividades lá dentro, para não se frustrar e poder dar o seu melhor lá dentro.

E aí, está procurando um estágio? Então, nos siga nas redes sociais para acompanhar as divulgações de estágios e participar dos processos seletivos. Ah, não se esqueça de ficar por dentro também dos nossos conteúdos aqui no blog! 😊

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!