Blog Carreira & Mercado

Artigos

Ano novo, vida nova: aprenda a fazer um planejamento para conciliar estudos e carreira

Estudar e trabalhar ao mesmo tempo pode ser uma tarefa difícil para muitos alunos, no entanto, é uma realidade vivida pela maioria dos jovens brasileiros. Para conseguir conciliar os dois, é necessária uma rotina de disciplina e um bom planejamento para lidar com as atividades que vão além da sala de aula.

São reuniões, trabalhos acadêmicos, o próprio trajeto entre casa, trabalho e universidade, fora alguns empecilhos que podem acontecer no dia-a-dia, que deixam qualquer um com os nervos a flor da pele, e para não se estressar e ter um ano tranquilo, separamos algumas dicas para fazer um bom planejamento entre estudos e carreira profissional.

Se adapte ao novo cotidiano:

O primeiro passo para organizar a rotina é colocar os pés no chão, só assim conseguirá ter disciplina para dar conta de todas as tarefas. É importante analisar como que está a sua vida com relação ao tempo que se propõe para executar as atividades, os seus horários, qual a distância de casa até o trabalho, do trabalho até a universidade, se for ensino EAD, quanto tempo deve dedicar aos estudos, se seu emprego é de segunda à sexta-feira, etc. Avaliando todos esses pontos, é possível identificar a sua disponibilidade e fazer adaptações necessárias.

Autogerenciamento:

Depois de fazer as análises acima, é importante se auto gerenciar para não vacilar com as suas responsabilidades. O autogerenciamento é uma habilidade muito valiosa no mercado de trabalho, principalmente, para quem tem dupla jornada, ou seja, estuda e trabalha.

Essa característica desenvolvida logo no início da carreira pode trazer inúmeros benefícios, como o senso de urgência para definir as prioridades, isso faz com que se destaque entre os outros alunos e colegas de trabalho, como alguém organizado e que pode exercer as atividades sem extrapolar os prazos, ou seja, está sempre preparado.

Estabeleça prazos

Falando neles… os prazos também são muito importantes e você deve sempre ficar atento nos deadlines, seja para entregar um trabalho para o professor ou algum relatório para o seu chefe. Outra coisa importante é nunca deixar para fazer tudo de ultima hora. Sabe aquele ditado “não deixa para amanhã o que pode fazer agora”, pois é, a procrastinação é inimiga do planejamento. E, além disso, se você planeja algo é porque quer que dê certo, então, nada de se auto sabotar.

Use a tecnologia a seu favor:

O seu grupo de estudos quer se reunir ou chegar mais cedo na faculdade para falar sobres os trabalhos acadêmicos? Sugira uma conferencia por vídeo para otimizar o tempo, caso não consiga chegar antes do horário na universidade ou estar no lugar combinado pelos seus colegas.

Use e abuse dos e-mails e mensagens via WhatsApp para tirar dúvidas com seus amigos e também com os professores, caso eles não se importem em conversar por esses meios fora da sala de aula.

Adquira mais experiência

Caso ainda não esteja trabalhando na área que escolheu atuar, não se esqueça de procurar por um bom estágio, além de ser obrigatório na maioria das universidades, essa atividade é muito importante para adquirir experiência e bagagem profissional.  Então, se você ainda não está vivendo essa experiência, separe sempre um tempo da sua semana para buscar vagas desse tipo.

Dica bônus:  Estar com a família e amigos também são coisas importantes na vida. É claro que uma rotina baseada entre estudos e trabalho, vai sacrificar um pouco a vida social, porém, estar com os familiares, descansar e relaxar são parte fundamental do sucesso de cada um. Separe um tempo da sua rotina para estar com as pessoas que gosta!

Se quiser mais dicas sobre como equilibrar a carreira profissional e estudos, acompanhe a nossa página no facebook e o nosso canal do youtube. E para ficar por dentro de todas as vagas de estágios, se inscreva gratuitamente no nosso site e receba no seu e-mail as principais oportunidades do mercado de trabalho.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!