Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Como conseguir um estágio em 2017

Com o fim das festas e a chegada do novo ano é hora de tirar da gaveta os projetos idealizados nos últimos meses. Para muitos jovens, este é o momento de focar na carreira, uma vez que o novo ciclo representa também novas oportunidades. Além de coincidir com o período de férias, o começo do ano pode ser uma grande oportunidade para conquistar o tão sonhado estágio. O período marca o fim de contratos e a formação de muitos jovens, que partem em busca de cargos efetivos. Sendo assim, novas oportunidades podem surgir no mercado de trabalho para aqueles que souberem aproveitar esse momento. Porém, para se destacar em meio a tanta concorrência, é preciso se preparar para o atual cenário, sendo assim, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar na hora de conquistar sua vaga e começar 2017 com o pé direito.

Currículo organizado

Um currículo bem feito e caprichado pode ser um diferencial no processo seletivo. Esse documento é fundamental para que você consiga demonstrar suas habilidades e conhecimentos. Sempre que possível, atualize seu currículo com os dados pessoais ou até mesmo cursos e experiências que venham a ser adquiridas. Mas se você ainda não tiver nenhum conhecimento profissional na área em que deseja atuar, não se preocupe, outras habilidades como o conhecimento em outros idiomas e informática podem te ajudar a se destacar dentre os outros candidatos. Você também pode investir em trabalhos voluntários e cursos dentro da área em que deseja trabalhar. Essas atividades podem ser grandes diferenciais na hora da entrevista.

Conheça a empresa

Sempre que for chamado pra uma entrevista, não se esqueça de pesquisar sobre a empresa e vasculhar seus sites e redes sociais. Isso é fundamental para que você possa demonstrar um conhecimento aprofundado sobre o local no qual pretende trabalhar, ganhando pontos extras na hora da avaliação. E se o recrutador te perguntar o que você achou da empresa e no que ela pode melhorar, não hesite em falar, apenas não seja agressivo e nem menospreze o lugar. Da mesma forma, se lhe restar alguma dúvida sobre a empresa e houver abertura para tal, questione o entrevistador de forma adequada. O seu interesse pode causar boa impressão e, ao mesmo tempo, sanar quaisquer incertezas que você possa ter.

Não minta

Em hipótese alguma cogite mentir no currículo ou durante a entrevista. Tudo que disser será checado pelo recrutador e uma atitude dessas poderá te desclassificar, tanto para essa vaga quanto para alguma oportunidade futura. Por isso seja sempre verdadeiro e não supervalorize informações.

Tenha um bom networking

Sempre que possível entre em contato com os profissionais que você tem contato, com professores da faculdade ou até mesmo os amigos para que, quando surja uma vaga, eles possam se lembrar de você. Esse processo deve ser construído dia a dia dentro do trabalho, caso você já esteja no mercado, entre seus colegas e também no seu local de estudo. Ainda que demorado, o networking pode lhe render bons frutos e é um dos pontos iniciais para uma carreira de sucesso em qualquer empresa. Mas lembre-se: não é preciso bajular superiores, professores ou intermediadores para tal. Assim como devemos manter uma boa rede de amizades com lealdade e sinceridade, devemos fazê-lo no ambiente profissional.

Use plataformas de estágio

Você sabia que mais da metade dos estagiários que conseguiram uma vaga no último ano o fizeram através de sites especializados? A internet não apenas facilita a busca pelo estágio como diminui o caminho entre você e a vaga. Atualmente, boa parte das empresas confia seus processos seletivos a empresas especializadas, que investem em seleções mais modernas e eficazes, principalmente através do mundo digital. Portanto, para que você tenha mais chances e um leque maior de oportunidades, é essencial se cadastrar nesses sites e também seguir as redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de trabalho. Dessa forma, você é informado com antecedência sobre todas as vagas que podem surgir nos próximos meses. Fique atento, uma delas pode ser a sua!

Inscreva-se agora no site da Companhia de Estágios e aumente suas chances de conquistar o tão sonhado estádio em 2017!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!