Blog

Carreira

Como conseguir uma vaga de estágio?

Ao se deparar com a busca pela primeira vaga de emprego (que muitas vezes é um estágio para adquirir conhecimento e experiência) você pode encontrar uma dificuldade que é comum à maioria dos principiantes: como buscar? – Em um mercado tão competitivo conseguir trabalho, mesmo dessa natureza, não é tarefa fácil. Aqui vão algumas dicas para quem se encontra na situação de procura pelo primeiro emprego ou para quem já passou por isso, mas está com dificuldades de recolocação.

Tenha um currículo claro e objetivo

O currículo é a sua primeira impressão, seu cartão de visitas e muitas vezes a primeira coisa que os contratantes analisarão quando você procurar ou quando lhe for oferecida uma vaga. Mantenha seu currículo atualizado fornecendo as informações mais importantes primeiro. É necessário colocar em destaque o período, o semestre que está cursando e quando você irá concluir seu curso, pois principalmente para as vagas de estágio, essa é uma informação crucial, visto que você só pode concorrer se estiver estudando.

Busque oportunidades

Hoje a tecnologia está a favor da procura de emprego e é possível conseguir entrevistas se cadastrando em sites especializados em oferecer vagas e procurar em páginas especializadas de social media. Mas não deixe de conversar com as pessoas que você conhece sobre a sua necessidade, lançar mão de diversas estratégias aumenta as suas chances de conquistar uma vaga. Uma pesquisa da Cia de Estágios apontou que 26,2% de mais de 1700 jovens de todo o país conseguiram vaga de estágio por cadastro em sites especializados e foi a forma onde mais contratações foram efetuadas. Lembre-se: não subestime nenhuma estratégia.

cadastre-se-programa-de-estagios

Experimente

Essa é a hora de adquirir experiência, tem vezes não dá pra começar exatamente da forma como queremos, mas há a possibilidade de entrarmos na mesma área. Claro, não é recomendado concorrer a qualquer vaga: se você tem aptidão para a área de humanidades dificilmente irá se realizar em um estágio em contabilidade. Mas se aparecer uma oportunidade de fazer algo relacionado à sua área, mesmo se não for exatamente o que você quer, muitas vezes, vale o risco de dar uma chance. O mínimo que pode acontecer é você descobrir que não gosta desse tipo de serviço e o máximo é encontrar mais uma aptidão que lhe agrada.

Pense no aprendizado

Não só se propondo a áreas novas, mas também não coloque a remuneração como principal meta. Saiba diferenciar a vaga que te fará aprender e te realizar profissionalmente da vaga que muitas vezes vai te entregar um bom salário, mas não te trará satisfação ou oportunidade de crescimento para alcançar seus objetivos. Não dispense aprendizado, recusando uma vaga que te trará experiência, se a questão salarial não for um ponto extremamente crucial para a sua vida no momento. Afinal, essa experiência pode de trazer maiores possibilidades no futuro.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!