Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Como construir um bom network?

Muito utilizado no mundo profissional, o networking nada mais é do que conhecer pessoas e manter uma relação profissional com elas. Você já deve ter ouvido que cultivar essa relação com a sua rede de contatos é importante, mas como fazer isso na prática? Como desenvolver uma rede de network útil para quando você precise e, principalmente, como construir essas relações antes mesmo de iniciarmos uma carreira? Essas e outras questões são comuns a quem começando, mas com algumas dicas você verá como pode beneficiar a sua carreira através das relações interpessoais:

  1. Identifique quem faz parte do seu network: por mais que o network possa estar entre seus amigos, colegas de trabalho e até mesmo em profissionais com os quais você se relaciona em situações esporádicas, é importante construir relações que podem valorizar a sua carreira para além de quem você já conhece. A principal forma de desenvolver sua rede de contatos profissionais é construir relações que podem valorizar a sua carreira: é muito importante analisar áreas relacionadas e setores dependentes da sua atividade para identificar quem pode ajudar e ser ajudado por você no ambiente de trabalho. 
  1. Seja participativo: leve informações para as pessoas da sua rede, e assim irá encorajar estas a lembrarem de você quando tiverem informações. Se você procurar apenas quando precisar, talvez seus colegas não se sintam estimulados a compartilhar referências úteis com você. Porém, se você for participativo e também auxiliar seus colegas, as pessoas retribuirão quando puderem.
  1. Colabore com informações relevantes: procure entregar referências úteis, afinal, se a pessoa conseguir alguma conquista graças a você, ela será grata e procurará fazer o mesmo em retribuição. Mantenha-se antenado sobre o mercado de trabalho das mais diversas áreas para assim poder indicar vagas importantes para os seus contatos.
  1. Amplie sua rede: apresente duas pessoas da sua rede que não se conhecem para que elas aumentem sua própria rede. Isso fará com que você seja o eixo de uma nova rede e estas duas pessoas a quem você ajudou lembrarão que foi através de você que se conheceram. Quanto mais você desenvolver sua rede de network através dessa estratégia maior a probabilidade de te apresentarem novos contatos que poderão de trazer boas oportunidades.
  1. Estabeleça uma relação de confiança: mesmo que sua rede de network não seja feita apenas por amigos é importantíssimo cultivar uma relação honesta com todas as pessoas. Da mesma forma que boas informações são levadas pela rede de contatos, informações negativas também são, e uma vez quebrada a confiança com uma das pessoas de sua rede, essa repercussão negativa pode tomar grandes proporções.
  1. Agradecer é extremamente importante: muitas pessoas se esquecem deste detalhe, mas é nos detalhes que construímos as relações interpessoais. Agradecer quando somos ajudados fará com que quem nos ajudou se sinta gratificado em tê-lo feito e encorajado a fazê-lo novamente. Se coloque sempre de forma pontual e sem exageros, isso te ajudará a manter uma boa relação com a sua rede de contatos profissional. 

Com estas informações valiosas fica mais fácil construir uma rede de contatos que irá te ajudar na hora de procurar por novas oportunidades. Mesmo que hoje em dia a procura por emprego e boa parte dos processos seletivos seja iniciada através do universo digital, as relações pessoas ainda são um ponto de extrema importância para a conquista do emprego e o desenvolvimento da carreira. Por isso, outra grande dica é cadastrar-se em sites de vagas online: compartilhar informações de oportunidades de trabalho é de grande valia para o network, capaz de aumentar sua credibilidade entre os seus colegas. Fique atento às redes sociais e às notícias sobre o mercado de trabalho. Cadastre-se no site da companhia de estágios para mais informações sobre novas oportunidades e fique atento ao nosso blog e redes sociais para mais dicas sobre carreira.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!