Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Como dar feedbacks aos estagiários: veja 4 dicas práticas

por Tiago Mavichian, fundador e Human Resources Director da Companhia de Estágios

Dar feedback nem sempre é algo fácil de se fazer, visto que, nunca se sabe como será a reação da pessoa que irá recebe-lo, especialmente, se não for tão positivo.

No entanto, essa é uma prática extremamente importante para as equipes, pois, por meio do feedback, é possível melhorar a performance e também incentivar os colaboradores. E o estagiário não fica de fora dessa, afinal, ele está se moldando a empresa.

Então, confira quatro dicas práticas para não errar na hora de dar feedbacks ao estagiário:

Prepare o cenário

O feedback será para uma única pessoa ou para um grupo? Se for individual, é importante reservar um momento para conversar com o estagiário em particular, assim, ele não se sentirá desconfortável na frente dos colegas.

É importante quebrar o gelo para não o intimidar, até porque, o estagiário pode não estar acostumado com esse tipo de situação. Mostre para ele que isso é algo rotineiro e que o objetivo é ajudá-lo a se desenvolver profissionalmente.

Diga os pontos positivos

Antes de iniciar a conversa é interessante ressaltar os pontos positivos do estagiário, mostrar que ele está desempenhando bem o seu papel, em quais atividades se destaca e como ele pode acrescentar a empresa. A parte mais importante do feedback é mostrar empatia, pois, as pessoas tendem a ativar mecanismos de defesa, por isso ser empático é essencial.

Seja delicado

Ser justo e honesto é extremamente importante no momento de fazer uma crítica construtiva, mas delicadeza é tão necessário quanto. A palavra feedback pode assustar um pouco, uma vez que, muitas pessoas, especialmente, os estagiários não estão muito bem acostumados com isso.

Ao iniciar a conversa, que tal dizer, por exemplo: “sei que você deu o seu melhor, mas vejo que da próxima vez poderíamos fazer de outra maneira… o que você acha?”. Ser solícito, atencioso e até mesmo mostrar-se aberto para sanar dúvidas faz com que ele se sinta à vontade durante a conversa.

Mostre como os processos foram afetados

Exemplificar e mostrar dados reais de como a equipe ou processos foram afetados também são importantes. Claro, tudo com muita delicadeza, pois, o estagiário não pode se sentir acuado.

É importante dizer para ele que o estágio é um momento de aprendizado, mostrar soluções e também estar aberto a novas ideias faz total diferença no processo. O mais importante é que ambos entendam que o feedback é uma ferramenta de comunicação clara.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!