Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Como garantir diversidade de verdade nos processos de seleção? Veja como a Companhia de Estágios selecionou para DuPont e Twitter no Brasil.

Muito se discute sobre diversidade no mercado de trabalho e como ter processos seletivos abrangentes. E essa é uma preocupação da Companhia de Estágios. Desse modo, fizemos o Diversity Matters, um evento em nossa sede com profissionais de RH de diversas empresas, abordando o tema e explicando um pouco mais sobre o nosso trabalho.

Abaixo, mostraremos alguns pontos importantes que foram abordados no evento:

Como contratar certo e garantir diversidade no processo seletivo?

Para conseguir conduzir os processos seletivos de forma que sejam coerentes com o tema diversidade e ao mesmo tempo eficazes, é necessário entender quem é o público e onde ele está.

No evento Diversity Matters, foi possível abrir alguns dados referentes ao banco de dados da Companhia de Estágios, como por exemplo:

  • 56% são mulheres
  • 56% possuem uma renda familiar inferior a 5 salários mínimos
  • 34% são negros
  • 23% têm 24 anos ou mais
  • 3% são LGBTQ+

Embora esses sejam dados exclusivos da Companhia de Estágios, acredita-se que é um reflexo dos universitários que estão em busca de oportunidades no mercado de trabalho. Partindo disso, é possível chegar no seguinte questionamento: Por que mesmo com candidatos com perfis distintos, ainda assim há tanta homogeneidade no mercado de trabalho?

A respostas é simples: porque sempre há barreiras e limitações que impedem que os processos seletivos sejam excludentes. Muito se deve ao fato de limitar candidatos pela faculdade que estuda, idiomas que fala, entre outro componentes que influenciam na exclusão no recrutamento e seleção.

Como quebrar essas barreiras?

Obviamente, em um processo seletivo é necessário ter filtros para poder selecionar os melhores candidatos as vagas que são abertas na Companhia de Estágios. Contudo, para que seja um processo inclusivo, é necessário que o foco seja nas características comportamentais, ao invés de ser na parte técnica que cada candidato possui.

A Companhia de Estágios buscando reverter esse cenário a fim de trazer mais diversidade para o mercado de trabalho, passou a trabalhar mais a cultura organizacional da empresa para conseguir atrair o candidato certo.

Parte desse trabalho exigiu algumas mudanças nos processos, se antes era avaliado pontos técnicos dos universitários que se candidatavam as vagas, hoje passou a entender o que a marca empregadora busca em termos de cultura e valores, e com a ajuda de recursos tecnológicos procura entender o perfil do universitário para encontrar pontos em comum. E só após todo esse processo é realizado a avaliação técnica, flexibilizando os requisitos das empresas que podem ser excludentes.

Cases DuPont e Twitter

O evento Diversity Matters contou com a presença de Simone Bianche, ex diretora de RH da DuPont e de Daniela Magalhaes, head de RH do Twitter LATAM. Ambas as empresas já contaram com a Companhia de Estágios para contratar estagiários.

Durante o evento as convidadas puderam partilhar com os profissionais de RH a experiências das respectivas empresas com a diversidade e a importância que o tema tem para o mercado. Um dos pontos abordados foi sobre como a homogeneidade pode atrapalhar o processo criativo e a inovação, porque a partir do momento que a companhia tem um quadro de colaboradores com a mesma realidade, certamente, fica muito mais fácil a identificação, porém, há a dificuldade de pensar “fora da caixinha”, algo que é muito importante para o mercado, independente do setor de atuação.

Outro ponto levantado foi sobre o processo seletivo feito por meio da Companha de Estágios, desde o processo de divulgação a contratação. Promovendo uma seleção e recrutamento sem vieses, fazendo com que os candidatos fossem avaliados de acordo com o perfil comportamental, habilidades e também, é claro, com a conexão da empresa, deixando de lado barreiras que podem impedir a prática da diversidade.

Após as falas das profissionais, houve um momento de troca com o público, tendo espaço para perguntas sobre o assunto, abordando questões de desenvolvimento com foco em diversidade, sobre os desafios de implementar práticas de inclusão, entre outras questões pertinentes ao tema.

Quer saber mais sobre o evento Diversity Matters? Acesse o site https://materiais.ciadeestagios.com.br/evento-diversity-matters e baixe nosso material sobre o evento e o assista na íntegra!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!