Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Processo seletivo: como mandar bem nas entrevistas online

Muitas coisas já mudaram o setor de RH, afinal, hoje em dia existem uma série de ferramentas que ajudaram a otimizar o trabalho dos profissionais dessa área.

Mas as vantagens não vieram apenas para os recrutadores, obviamente, os candidatos também puderam se beneficiar disso, pois, as mudanças que ocorreram tornaram os processos seletivos mais dinâmicos e inovadores.

Atualmente, tem se falado bastante sobre processos seletivos online, e embora muito se discuta sobre as vantagens dessa modalidade, é comum que exista aquele friozinho na barriga do candidato na hora de ligar a câmera para falar com o recrutador.

No entanto, o mundo mudou e vem mudando cada vez mais para se adequar as necessidades e processos seletivos online podem se tornar cada vez mais comum.

Quando se trata de estagiários, as entrevistas e dinâmicas tendem a ser cada vez mais inovadoras, principalmente, por se tratar de um público, em sua maioria, mais jovem. Então, a internet e a tecnologia são características comuns, portanto, é natural que surjam entrevistas online.

Desse modo, para ajudar os candidatos, fizemos uma lista com 6 dicas importantes que vão ajudar você, universitário, a mandar bem em um processo seletivo online.

1.   Tenha uma boa conexão com a internet

Existem muitas maneiras do recrutador entrar em contato com o candidato, pode ser por e-mail, telefone, whatsapp, mas irá chegar um momento que será necessário conversar com o universitário, então, o profissional que irá fazer uma entrevista irá sugerir uma chamada de vídeo.

Para que tudo ocorra bem durante a conversa – inclusive, a chamada de vídeo pode ser uma opção em outras fases do processo – é necessário, uma boa conexão com a internet. Então, faça testes antes para ter certeza de que irá conseguir concluir essa etapa sem estresse. Uma dica é usar o cabo do modem diretamente no computador, assim terá mais garantia.

2.   Prepare um local calmo para a entrevista

Em uma entrevista presencial, o recrutador precisa preparar a sala que irá receber o candidato, certo? No caso de uma entrevista online, fica por conta da pessoa que irá ser entrevistada em encontrar um lugar ideal para fazer participar do processo seletivo.

Sabemos que vários fatores podem interferir quando se trata da nossa casa, para que haja uma boa comunicação e concentração é necessário estar em lugar calmo, sem ruídos e livre de interrupções. Portanto, converse com as pessoas que moram com você para que possam colaborar neste momento.

3.   Tenha papel e caneta por perto

Perguntas podem surgir durante o processo seletivo, aproveite que está no conforto da sua casa e tenha papel e caneta por perto para anotar as dúvidas que surgirem ao longo da dinâmica. Em algum momento o recrutador irá abrir espaço para questionamentos, é importante não ficar com nenhuma dúvida sobre o programa de estágio e a próximas etapas.

4.   Estude sobre a empresa

Essa é uma dica que vale tanto para as entrevistas presenciais quanto para as onlines. Saber sobre a empresa é o essencial para qualquer processo seletivo. Certamente, o recrutador deve falar um pouco sobre a história da companhia, sobre o setor que atua, etc. No entanto, é importante que o candidato já tenha um conhecimento prévio acerca do assunto.

Não é possível saber sobre tudo da empresa neste momento, mas todo o conhecimento adquirido será importante até mesmo para resoluções de problemas, caso haja alguma dinâmica com cases.

5.   Desligue os programas

Não deixe outros programas ou janelas abertas no computador enquanto estiver na vídeo-chamada. Além de consumirem a internet, podem sobrecarregar o computador, fazendo com que ele trave.

Isso também serve para não receber notificações que possam atrapalhar a entrevista. E, aproveitando essa dica, deixe o celular no modo silencioso.

6.   Faça um ritual para se acalmar

Busque maneiras para se tranquilizar antes e durante a entrevista, como dissemos no inicio do texto, o friozinho na barriga é normal, mas não pode atrapalhar. Há diversos jeitos de se acalmar e isso é tudo muito particular, cabe a cada um entender qual é o melhor modo de fazer.

Tem gente que gosta de ouvir alguma música para relaxar, tem quem opte por meditar, ler um livro, etc. Outra dica para se acalmar e ensaiar antes. Obviamente não dá pra saber o que o recrutador irá falar especificamente, mas que tal treinar a conversação na frente do espelho? Isso ajuda a manter a postura diante da câmera na hora da vídeo-chamada.

Sabe de alguma outra dica que possa contribuir com uma performance melhor no processo seletivo online? Deixe sua sugestão nos comentários e conte também como foi sua experiência em uma entrevista online!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!