Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Artigos

Como se preparar para uma entrevista em inglês?

Muitas empresas pedem como requisito aos candidatos conhecimento em um segundo idioma que, normalmente, é o inglês.

Então, é natural que em algum momento do processo seletivo a conversa com o recrutador ou gestor da área pela qual o universitário está se candidatando seja em inglês. Certamente, será baseada no nível em que a vaga existe, seja ele intermediário, avançado ou fluente.

Deste modo, separamos algumas dicas importantes para se preparar para a entrevista em inglês. Continue a leitura e saiba como mandar bem nesse momento para conquistar a tão sonhada vaga de estágio!

1.   Se prepare para se apresentar

Essa é uma dica básica para qualquer entrevista de emprego. Se preparar é determinante para saber se irá bem ou não no processo seletivo.

Fale do semestre em que se encontra na faculdade, se já teve experiências anteriores, sobre área de interesse de atuação (que deve ser a mesma vaga, certo? nada de bola fora nessa hora!). Mas é importante passar tranquilidade neste momento.

O recrutador, normalmente, faz a pergunta inicial e a conversa vai se desenvolvendo. O ideal é não sair falando tudo de uma vez e, sim, prosseguir a conversa naturalmente, sem muita pressa.

2.   Conheça vocabulário relacionado a área de atuação

Um ponto muito importante é conhecer sobre os termos utilizados em inglês no mundo corporativo e na área de atuação da vaga em questão para inclui-los durante a conversa quando for conveniente.

Com uma pesquisa na internet e até mesmo a descrição da vaga é possível identificar os termos mais usados e inclui-los no vocabulário quando o assunto for referente ao setor da vaga de estágio.

3.   Esteja pronto para perguntas comuns

Perguntas comuns também são feitas em inglês, então é importante estar preparado para responde-las.

Questões como What do you know about our company? ou Why do you want to work here? Podem ser feitas pelos recrutadores, por isso é muito importante se preparar antes para conseguir responder essas perguntas que podem surgir durante a entrevista.

4.   Mostre-se interessado: faça perguntas

Fazer perguntas é um jeito de mostrar que está interessado na empresa. Então, assim que o recrutador abrir um espaço para que que possa tirar dúvidas, não poupe perguntas.

Não há problemas em voltar em algum assunto para falar sobre algo que deixou dúvidas, mas é importante tomar cuidado para não fazer perguntas sobre algo que já foi dito anteriormente.

5.   Seja gentil e mantenha a atenção

Quando a entrevista chegar ao final, algumas perguntas sobre os próximos passos do processo seletivo podem ser feitas. Algo como What are the next steps of the recruitment?

Contudo, se o recrutador já se antecipou e deu todas as informações que precisa saber a respeito, agradeça pela oportunidade e diga que aguarda um feedback. Uma dica: é preparar bem os ouvidos para que consiga ter um diálogo tranquilo, um bom jeito de fazer isso é ouvindo músicas em inglês ou assistindo séries e filmes.

Improvisos acontecem

Mesmo que haja uma preparação para entrevista, o candidato nunca irá saber como irá proceder. A preparação é importante para não ser pego de surpresa e até mesmo para conseguir improvisar em algumas situações.

Errar faz parte, esquecer algumas palavras também. Desse modo, é importante usar sinônimos ou pensar em outras formas de dizer o que está pensando, por isso é tão importante ter um bom vocabulário.

Sotaque e erro de pronúncias são comuns nesses momentos, o recrutador deve levar em conta que o candidato não é um nativo e não deve pedir mais do que é exigido para a vaga, da mesma forma como o universitário não pode estar aquém disso.

E aí, gostou das nossas recomendações? Continue acompanhando o blog da Companhia de Estágios e saiba mais sobre processos seletivos. Ah, e não se esqueça de ficar de olho nas vagas em nosso site!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!