Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
RH

Companhia de Estágios lança mapeamento exclusivo sobre o perfil dos estagiários negros no Brasil

A Companhia de Estágios, HR Tech especialista em processo de captação, seleção, contratação, gestão e desenvolvimento de jovens talentos, lançou recentemente um levantamento inédito sobre o perfil dos estagiários negros no Brasil.

Para contribuir com o avanço das práticas de diversidade, o e-book tem como objetivo auxiliar a área de Recursos Humanos em desenvolvimento, cultura, diversidade e inclusão como ações internas. Assim, o material conta com diversas ferramentas que vão ajudar a empresa criar estratégias que ampliem a inclusão de talentos negros dentro das instituições.

Como os dados foram coletados?

O estudo analisou 3.347 estudantes negros que foram contratados por empresas de diversos ramos através da Companhia de Estágios em todo o Brasil. Para o levantamento a Companhia de Estágios utilizou a mesma classificação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Ao longo do material, o leitor irá encontrar gráficos e dados segmentados em pretos e pardos e o grupo negro. Segundo levantamento do IBGE, 46,5% da população se declara parda, 9,3% negra e 43,1% branca.

“O alto escalão das companhias se conscientizou de que era preciso mudar a realidade organizacional. Assim, ter um quadro de funcionários que reflita a sociedade brasileira se tornou meta, com ações de curto, médio e longo prazo para aumentar o número de negros em todos os níveis hierárquicos.” afirma Tiago Mavichian, CEO e fundador da Companhia de Estágios.

A importância do material

Os programas de estágio e trainee são uma importante porta de entrada para os talentos negros. Uma pesquisa realizada pelo IBGE mostrou que a quantidade de estudantes negros de 14 a 29 anos procurando uma oportunidade de emprego é quase o dobro em relação aos jovens brancos.

Os programas vieram para diminuir essa diferença e inserir esses candidatos no mercado de trabalho. Entretanto, para que essa organização consiga alcançar esse público alvo, é essencial rever alguns pré-requisitos. Durante a leitura do e-book, podemos notar que muitas estão dispostas a flexibilizar nível de inglês, excel e faculdade.

Dessa forma, competências comportamentais, fit cultural, história de vida, comprometimento e disposição para aprender estão ganhando cada vez mais destaque.

“É essencial olhar para a pessoa, para o seu potencial, eliminando filtros técnicos que impeçam as empresas de conhecer mais estudantes. Neste sentido, a inteligência artificial tem papel fundamental. Quando bem utilizada, ela é uma aliada da diversidade.” reforça Tiago.

Cases de sucesso

Integra Klabin 2020

Sem pré-requisitos engessados, o programa de estágio voltado a universitários de baixa renda usou o filtro socioeconômico para garantir que candidatos bolsistas ou de baixa renda participassem do programa.

Foram 59% de negros contratados para as vagas de estágio! Baixe o material para ver em detalhes!

Programa de Estágio do Twitter 2021

Com foco em diversidade e inclusão, o Programa de Estágio do Twitter 2021 também conquistou excelentes índices de diversidade ao olhar com atenção para filtros excludentes. 65% das pessoas contratadas são negras. Além disso, 86% eram mulheres e 59% negras.

Baixe o estudo completo!

Para baixar o material completo, basta clicar aqui!

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!