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Comunicação nos processos seletivos: saiba o que é avaliado nos candidatos

A comunicação sempre foi muito necessária na vida das pessoas, desde os homens das cavernas que se comunicavam com gestos, gritos, posturas e grunhidos até os tempos de hoje com todas as tecnologias a nossa disposição.

Certamente, a humanidade evoluiu nesse quesito, mas tratando-se de processos seletivos é comum que os candidatos se sintam inseguros quando o assunto é comunicação verbal e escrita. Afinal, todo mundo quer passar uma boa impressão para o recrutador.

Antigamente, era de se esperar que essa capacidade fosse pautada apenas para alguns profissionais, como os publicitários, professores, vendedores etc. No entanto, o mercado de trabalho mudou e, hoje, as empresas buscam colaboradores que tenham essa competência, independente da área de atuação.

Não é à toa que os gestores procuram por profissionais que possuam um perfil analítico comunicativo, que são aquelas que conseguem ter uma boa capacidade de análise, mas têm ao mesmo tempo skills de comunicação para apresentar as ideias a terceiros.

Erros de português no processo seletivo

A preocupação com erros de português, seja na comunicação verbal ou escrita, não é à toa, uma vez que, o candidato pode ser reprovado por causa desse tipo de deslize.

Mas deve haver uma diferenciação entre o que é erro de português ou uma linguagem mais informal, no entanto, o candidato precisa também saber se a empresa em questão aceita esse tipo de postura.

Contudo, quem não presta atenção com a comunicação de um modo geral pode nem chegar nas fases de entrevistas, dado que, esse já é um filtro para os recrutadores.

Tipos de testes para avaliar a comunicação do candidato  

Existem algumas maneiras de fazer essa avaliação, veja abaixo:

Análise de currículo

O candidato é avaliado o tempo todo, o primeiro passo é ver o currículo. Porém, o recrutador não se limita a apenas encontrar erros de português, mas também na forma como o conteúdo foi organizado, pois isso mostra a capacidade do candidato em estruturar as informações para apresentá-las a outras pessoas.

Redes sociais

As redes sociais, em especial o Linkedin, também são um ponto de referência para avaliar a forma como o futuro contratado se comunica. Por isso é necessário tomar muito cuidado na hora de se expressar nesses sites.

Redação

É comum que em algum momento do processo seletivo o recrutador proponha uma redação. Profissionais de diversas áreas precisam passar por essa fase, pois é por meio do texto que o RH consegue avaliar alguns pontos como:

  • Capacidade de escrita;
  • Grafologia – análise que permite captar traços da personalidade na letra;
  • Inteligência emocional – como o candidato se concentra para ter um bom desempenho, paciência e gestão de tempo;

Entrevista

Mesmo já na fase de entrevistas com gestores, a forma como o candidato se comunica é avaliada. Afinal, é preciso saber como ele lida ao falar com outros profissionais, uma vez que existe uma diferença entre escrever e falar, mesmo que na redação já seja possível ter uma prévia a respeito.

O candidato é avaliado desde o início e a capacidade de se comunicar bem, com clareza e coesão é muito importante para qualquer setor.

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