Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
Candidato

Squads: saiba mais sobre esse modelo de trabalho que tem feito parte das empresas inovadoras

Squad é um termo usado para denominar pequenas equipes multidisciplinares com o intuito de cumprir um objetivo específico. Melhor dizendo, um grupo pode ser composto por profissionais que atuam em áreas diferentes.

Isto é, nesse modelo é comum ver um profissional de marketing trabalhando ao lado de alguém que seja das áreas de venda ou TI, por exemplo.

É uma estratégia muito utilizada em empresas como o Spotify e Google e vem se tornando tendência para as organizações que buscam por inovação.

Saiba mais sobre os squads

Esses grupos são formados por menos de dez pessoas e são feitos para alcançar um objetivo em comum. Por conta da multidisciplinaridade dos squads o trabalho acontece de forma mais ágil, pois são profissionais que possuem pontos de vistas diferentes solucionando um problema.

No entanto, para que o trabalho seja bem executado é necessário oferecer autonomia, pois só assim as decisões podem ser tomadas com mais facilidade.

A proposta desse modelo é descentralizar, agir com transparência e, principalmente, buscar desenvolvimento, além de, claro, dar espaço para que todos possam dar suas opiniões sobre as áreas que fazem parte do squad.

A capacidade de autonomia é muito importante, uma vez que, não há a presença de um líder ou gestor, no entanto, cada equipe tem um Product Owner, que é a pessoa que determina quais são as prioridades em relação ao trabalho a ser desenvolvido, porém ele é mais visto como um facilitador.

Como organizar os squads

Empresas que são mais disruptivas podem ter mais facilidade para encarar esse modelo de trabalho, todavia, é sempre um desafio organizar os times em squads. O principal ponto a ser observado é a comunicação, pois, uma vez que, não for clara pode ser totalmente prejudicial ao desenvolvimento do trabalho.

Existem três fatores que ajudam com esse alinhamento, são eles:

Chapters

O chapter é o conjunto de profissionais de um mesmo setor com habilidade e competências parecidas. Esses colaboradores se alinham entre eles para entender o que está acontecendo em cada squad. Desse modo, todo mundo pode agregar um pouco no desenvolvimento dos projetos.

Tribes

Esse é um segundo grupo formado por squads que estão trabalhando em projetos parecidos ou dependendo estão dentro de um mesmo desenvolvimento. As tribes ajudam a facilitar o gerenciamento das equipes. O ideal é que cada uma tenha no máximo 100 colaboradores.

Guild

Por último temos os guilds, que podem ser considerados os grupos mais independentes, porque não precisam ter alguma habilidade ou projeto em comum, apenas o interesse em algum assunto que deseja ser estudado. Estar em contato com profissionais que possuem skills e projetos diferentes é importante para desenvolver equipes multidisciplinares e autogerenciáveis.

Vantagem do squad

Essa metodologia contribui muito com a experiência do colaborador, trazendo mais possibilidades de desenvolvimento, enriquecendo ainda mais a carreira do mesmo. É possível trabalhar novas perspectivas com os colegas de trabalho, além de amadurecer e aperfeiçoar competências.

O modelo também proporciona a utilização dos pontos fortes das equipes para solucionar problemas em menor tempo, portanto, possibilita mais produtividade.

Sabendo desses pontos, sua empresa está pronta para utilizar essa metodologia? É importante saber que analisar de forma rotineira o modelo é essencial para buscar melhorias, desse modo, é fundamental que as equipes estejam abertas ao aprendizado constante.

É necessário ter ciência de que esse modelo precisa ir de encontro com o fit cultural da empresa, ele pode trazer benefícios, porém precisa levar em consideração o contexto que a companhia está inserida.

Precisa contratar aprendizes, estagiários ou trainees? Quer gerenciar seus contratos de estágio? Fale com nossos especialistas! www.ciadeestagios.com.br/empresas.

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!