Blog Carreira & Mercado

Artigos, Carreira,

Consegui um estágio, e agora?

Temos hoje muitas literaturas, reportagens, artigos e conselhos sobre como o jovem deve se portar, o que falar ou não falar e o que fazer em entrevistas para obter o sucesso e conseguir a tão sonhada vaga de estágio. Para uns, será a primeira oportunidade profissional, para outros, talvez mais um passo na direção de seu promissor futuro. Os conselhos e literaturas são, sem dúvida, muito importantes. Em alguns momentos, chegam a ser um apoio para o jovem estudante, que na maioria das vezes, desconhece o que os grandes entrevistadores esperam encontrar nele no momento de sua entrevista. Mas…consegui um estágio, e agora?

Mais importante do que conseguir um estágio, é mantê-lo e realizá-lo bem do começo ao fim. Acredite, essa não é uma dificuldade existente apenas no universo dos estágios, ela existe em diversos níveis e hierarquias dentro de uma empresa. Confira abaixo algumas regras de ouro que podem te ajudar a se tornar um estagiário diferenciado e se destacar durante toda sua vida profissional!

1. Mesmo que suas primeiras atividades pareçam pequenas e sem importância, dedique-se a elas com tudo que pode, se você for dedicado e honesto nas aparentes pequenas tarefas, quanto mais será nas maiores e mais estratégicas.

2. Não basta “ser” competente, faça com que notem que você o é. Comportamentos que demonstram isso geralmente são: iniciativa, criatividade e pro atividade. Todos estes comportamentos dizem respeito a uma atitude sua em relação a alguém, será muito difícil não te notarem.

3. Quando te solicitarem algo mais complexo, com mais detalhes, confirme as instruções por escrito. Isso evita que você se esqueça de algo e muitas vezes evita grandes desentendimentos.

4. Não demonstre medo de situações difíceis. Aparentar insegurança ou desespero diante de situações difíceis nunca será uma atitude favorável. Caso realmente esteja com receio ou medo, pare e analise: o que realmente está te incomodando? Não se esqueça que é direito do estagiário ter um supervisor, e ele realmente pode te ajudar.

5. Diga suas ideias! Se você guardá-las para você, com certeza outra pessoa dirá as dela. Não seja tímido, dizer suas ideias ainda que não sejam implementadas demonstra seu engajamento e participação. Os omissos geralmente são taxados como indiferentes ou conformados. Não seja confundido com um deles!

6. Sempre dê retorno a seus clientes ou superiores. Uma grande dificuldade que o estagiário de hoje enfrenta não é fazer seu trabalho, mas é fazer com que os outros saibam que ele está trabalhando na tarefa solicitada. Dê sempre um retorno, mesmo que breve, formal ou informalmente sobre o andamento do combinado. Ainda que não esteja finalizado, é melhor que seu cliente ou superior tenha a ciência de do como está o andamento do que deixá-los pensar o que quiserem sobre o assunto.

7. Sua aparência diz mais do que o que você fala. Isso pode ser creditado às suas expressões também. Compreenda que sua imagem é sim importante no contexto profissional, tenha sempre cuidados com a aparência, higiene, vestuário e postura. Da mesma forma suas expressões podem te atrapalhar, por isso, utilize suas expressões e posturas sempre como um aliado, afirmando e confirmando o que você diz, nunca permitindo se contradizer.

8. Respeite as hierarquias! É muito comum hoje o incentivo à rápida ascensão profissional do jovem estagiário, haja visto as grandes e mirabolantes propostas oferecidas pelos programas de estágio e trainee nas empresas, contudo, não se esqueça: o bom líder é aquele que sabe ser liderado, que conhece os dois lados da mesa. Não tenha pressa, as situações vão se desenrolar naturalmente. Sua hora vai chegar.

Existem muitas outras dicas, mas se você começar por estas já não será apenas um bom leitor, será um bom profissional. Se houver interesse, inicie uma leitura fácil e rica de W.J.King: As Regras de ouro da conduta profissional.

Greta Sarah P.S. Munhoz
Psicóloga Organizacional

cadastre-se-programa-de-estagios

Sua carreira profissional começa em boa companhia.

Um único cadastro dá o direito para se aplicar a qualquer vaga e programas de experiência!