Blog Carreira & Mercado

Novas vagas
RH

Como funciona uma consultoria de RH? Saiba tudo sobre o serviço

O que faz uma consultoria de recursos humanos?

Contratar aprendizes, estagiários e trainees nem sempre é uma tarefa fácil. Isso vale até mesmo para as empresas que contam com o apoio de RHs internos.

O trabalho de recrutamento e seleção pode ser árduo, uma vez que, a maioria dos jovens têm o mesmo perfil: são universitários que normalmente não possuem experiência profissional e buscam a primeira oportunidade para trabalhar na área de estudo.

Sendo assim, como é possível identificar um talento para integrar a sua equipe?

A resposta está em contratar uma consultoria de RH. Muitas empresas investem neste segmento para trazer inovação e ter resultados mais assertivos nos processos seletivos.

Quer entender mais sobre como funciona uma consultoria de recursos humanos e quais as vantagens de contratá-la? Acompanhe o artigo!

entenda a importância de uma consultoria para gestão de pessoas

Por que contratar uma consultoria de RH?

A contratação de uma consultoria de RH é uma ação estratégica que traz diversas vantagens para a empresa, como diminuição de burocracias e maior assertividade na escolha dos colaboradores.

A seguir, listamos alguns dos benefícios que você poderá obter ao contar com o auxílio desses profissionais especializados:

[Ebook] Guia Definitivo dos Gestores e Recrutadores. Baixe agora!

Menos burocracia

Ao contratar uma consultoria de RH, a empresa terceiriza toda a parte burocrática que envolve o processo seletivo. Isto é, candidaturas, entrevistas, dinâmicas e contratos.

Com isso, a sua empresa ainda economiza tempo e recursos para focar em outras ações, como o desenvolvimento dos novos contratados, melhora do clima organizacional ou nos processos de avaliação de performance usando, por exemplo, o nine box, que é um metodologia para avaliação de talentos.

Maior alcance

Além de bancos de talentos, sites e redes sociais com milhares de seguidores engajados, as consultorias têm convênio com as principais universidades e contam com profissionais especializados nas áreas de Recursos Humanos e Legislação. Com esses recursos, essas empresas conseguem atingir mais estudantes e de forma mais rápida.

Assertividade e Tecnologia

Geralmente, as empresas que contratam via consultorias querem melhorar os processos seletivos e buscam mais assertividade.

Atualmente, algumas consultorias, como a Companhia de Estágios, usam a tecnologia como aliada. Com processos que utilizam jogos e inteligência artificial por exemplo, a tecnologia permite melhores análises comportamentais.

Alinhamento

Os estudantes gostam de participar de processos seletivos diferentes e descontraídos. Por isso, as empresas de recrutamento e seleção sempre buscam melhorar a experiência dos candidatos, além de proporcionar ambientes que condizem com a realidade do jovem e com a cultura organizacional da empresa contratante.

Essa ação possibilita identificar talentos que estão alinhados com a cultura da organização para uma contratação high-potential, ou seja, com baixíssima taxa de turnover e que serão a base para o futuro da sua organização.

Esses são alguns dos benefícios que as empresas podem contar ao contratar uma consultoria de RH para facilitar processos de seleção de estagiários, trainees e aprendizes.

Como atua uma consultoria de recursos humanos?

O serviço de consultoria de Recursos Humanos é realizado por profissionais externos, ou seja, por uma empresa especializada no segmento.

Isso é necessário porque quem está de fora consegue ter visões diferentes da empresa e perceber pontos de melhoria que passam despercebidos no dia a dia da organização.

A partir dessa análise interna, a consultoria identifica o clima organizacional da empresa, verifica as competências necessárias para cada cargo e, depois, realiza o processo de recrutamento e seleção.

Contudo, a consultoria de RH tem mais de uma função para ajudar a empresa a contratar os melhores colaboradores, alcançar maior produtividade e aumentar a qualidade de entrega. Entenda:

Recrutamento e Seleção (R&S)

Uma das principais funções da consultoria de RH é ajudar empresas na aquisição de talentos.

Essa seleção é mais assertiva, pois utiliza o Recrutamento Smart, uma inteligência artificial que combina com precisão os valores dos jovens e suas soft skills com a cultura da sua organização.

O processo de recrutamento e seleção inclui:

  • Estratégia de promoção e fortalecimento da marca empregadora da sua empresa;
  • Planejamento e divulgação da vaga;
  • Alinhamentos de perfil e entrevistas;
  • Diversidade no processo de seleção;
  • Aplicação de avaliação comportamental;
  • Apresentação de finalistas para entrevistas com gestores;
  • Feedback a todos os inscritos.

Employer branding e Marketing de Recrutamento

A reputação da empresa é fundamental para atrair os melhores talentos. Pensando nisso, a consultoria poderá te ajudar a aprimorar o relacionamento que os candidatos têm com a sua marca por meio de soluções de employer branding e marketing de recrutamento.

Essa estratégia inclui criação de hotsites customizados, consultoria de imagem, atração e relacionamento com universidades, presença em eventos de carreira, entre outras ações.

Gestão de contratos

Ainda cabe à consultoria realizar todo o trabalho burocrático relacionado à emissão e à administração dos contratos, acompanhamento de fluxo de assinatura e controle de renovações,

Na Companhia de Estágios, você ainda terá acesso a um painel de controle on-line para acompanhar os contratos dos estagiários contratados, as datas de vencimento de contratos, prorrogações, gestão de férias (recesso) e muito mais.

Treinamentos e desenvolvimento

Uma consultoria experiente pode fornecer treinamentos personalizados para aprimorar as habilidades de seus aprendizes, estagiários, trainees e gestores.

Na maioria das vezes, as organizações não têm disponibilidade para planejar e conduzir esses treinamentos. Por essa razão, ter um especialista dedicado para facilitar a realização destes workshops é tão benéfico para a empresa.

consultoria de rh como funciona

O que avaliar para contratar a consultoria ideal?

Agora que você já conhece as funções de uma consultoria de RH e os benefícios de contar com esses especialistas, é hora de descobrir quais critérios avaliar antes de tomar sua decisão:

  • Referências: converse com outros clientes e pesquise o trabalho da empresa especializada na internet (qual a avaliação dessa empresa no Google e Facebook, por exemplo);
  • Cases de sucesso: avalie trabalhos anteriores para comparar resultados e entender como a consultoria poderá atuar na sua empresa;
  • Serviços: considere as soluções que a consultoria oferece para identificar qual é mais vantajosa para a realidade da organização;
  • Reputação e solidez: priorize consultorias experientes no mercado e com uma boa reputação, ter menções em matérias na mídia, por exemplo, é um bom indício.

Companhia de Estágios: consultoria e soluções para R&S

A Companhia de Estágios é uma consultoria de RH que atua no segmento desde 2006. São  16 anos de experiência com mais de 4 mil vagas por ano de estagiários, aprendizes e trainees para nossas organizações parceiras.

Nós utilizamos soluções hi tech para descomplicar e agilizar todo o processo de Recrutamento & Seleção e administração de contratos de estagiários e aprendizes..

Nossa consultoria ainda inclui outras soluções para sua empresa:

  • Employer branding e Marketing de recrutamento;
  • Emissão e administração de contratos de estágio e aprendizagem;
  • Treinamento, formação e capacitação de talentos;
  • Ferramenta de avaliação para gestores;

Quer contar com nossas soluções para contratar os melhores talentos para sua empresa? Fale com nossos especialistas!